No mês de dezembro, entre os dias 09 e 16 é comemorada a Semana do Reservista. Ela visa possibilitar que aqueles que prestaram o Serviço Militar, em qualquer uma das instituições componentes das nossas Forças Armadas, seja na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, possam relembrar, reviver seus companheiros e atualizar seus dados cadastrais.
Essa é uma boa oportunidade de reencontro entre velhos e novos soldados, saber sobre a modernização dos nossos equipamentos, e cumprir o que é previsto por lei. Esse comparecimento é anual e obrigatório durante os cinco primeiros anos do seu licenciamento. Na hipótese de um conflito internacional, no qual, a segurança da nação fique comprometida, sendo abalada a nossa soberania, poderá haver a necessidade de mobilização de tropas.
É quando entra em ação a força dos reservistas, justamente esses que passaram para a reserva a menos tempo, em conseqüência estão com os conhecimentos adquiridos mais atualizados e cronologicamente são os mais jovens, serão os primeiros chamados a lutar em defesa da Pátria.
De acordo com a nossa Constituição: Art. 142 – As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Em 26 de dezembro de 1939, por intermédio do Decreto-Lei nº 1.908, o então presidente da República Getúlio Vargas resolveu instituir o Dia do Reservista, por considerar: A conveniência de reavivar nos reservistas a lembrança da época em que serviram à Pátria; e que a perfeita estrutura das Forças Armadas se fundamenta no Serviço Militar obrigatório. Que, exaltando a patriótica colaboração prestada por Olavo Bilac à instituição desse Serviço, eleva-se a cooperação civil necessária ao engrandecimento das Forças Armadas.
O Decreto estabeleceu também que o Dia do Reservista seria comemorado a cada 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Bilac, pioneiro da execução da Lei do Serviço Militar, o qual é considerado o Patrono do Serviço Militar no Brasil.