Em 1846, precisamente no dia 16/10, o cientista William Thomas Green Morton aplicou a primeira anestesia, feita a base de éter, no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. Esta data é o marco inicial para a anestesista.Um dos procedimentos mais importantes e consagrados na medicina, a anestesia é caracterizada pelo estado de insensibilidade dolorosa frente ao estímulo cirúrgico.
É ministrada por um anestesista, médico que, depois de formado, faz mais três anos de especialização em Serviços de Anestesia de Hospitais (residência médica reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologista ou pelo Ministério da Educação).
Anestesista é, antes de tudo, um médico formado que passa por uma especialização de três anos de residência em um centro de ensino e treinamento supervisionado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologista e pelo Ministério da Educação. Este profissional tem a tarefa de fazer com que, em um procedimento cirúrgico, o paciente não sinta dor e continue com os órgãos funcionando normalmente. A anestesiologista é uma especialidade médica reconhecida e normatizada pelo Conselho Federal de Medicina.