Experiência de Marca

Apenas 2% do conteúdo visual mais popular na web inclui PCDs

Segundo estimativas, a cada R$1 de investimentos na área, há potencial de retorno em R$10

A comunidade de pessoas com deficiência (PCD) constitui cerca de 16% da população global. Ainda assim, é negligenciada com frequência na economia mundial. De acordo com a pesquisa VisualGPS, realizada pela Getty Images & iStock, apenas 2% do conteúdo mais popular de imagens e vídeos inclui PCDs. 

Um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca o potencial de retornos financeiros que podem ser alcançados ao implementar medidas e promover cuidados com as PCDs, e assim, possibilitar sua participação plena na sociedade. Segundo estimativas, a cada R$1 de investimentos na área, há potencial de retorno em R$10. Apesar destas estatísticas, a representação das pessoas com deficiência no marketing permanece extremamente baixa. 

“Os números não corroboram com as expectativas do consumidor, e sim perpetuam preconceitos e falsa representação da comunidade. É crucial que marcas e negócios aumentem e promovam a visibilidade de PCDs. Ao incluir conteúdo visual inclusivo, empresas podem moldar narrativas, romper com estereótipos e promover conexões genuínas com um público diverso”, explica Kate Rourke, Diretora de Creative Insights para APAC na Getty Images & iStock. 

E essencial quebrar os lugares-comuns e mostrar a diversidade nas experiências de vida da comunidade. Tradicionalmente, as pessoas com deficiência são retratadas isoladas, perpetuando preconceitos. No entanto, isto não capta a realidade e a diversidade de experiências. As marcas podem desafiar as narrativas de “diferenciação” e exclusão ao incorporar imagens que retratam pessoas que levam uma vida plena. Estas imagens e vídeos devem retratar indivíduos envolvidos em atividades sociais, trabalho, esportes, educação e hobbies.

Assim, as marcas podem contrariar os estereótipos e ressaltar que ser PCD é uma parte natural e integrante da identidade de uma pessoa, mas não a única lente através da qual ela vive a sua vida.