Comemora-se no dia 20/10 o dia das missões. A campanha missionária é celebrada, todos os anos, no mês de outubro e nela se destaca o Dia Mundial das Missões. É uma jornada de fé, a festa católica e solidaria em favor da missão universal da Igreja. Os cristãos são chamados a repensar a sua vocação à mundialidade e sua co-responsabilidade na evangelização no mundo inteiro.
O dia mundial iniciou-se com Pio XI, o papa que deu um grande impulso à missionariedade da Igreja além-fronteira; o primeiro a nomear um bispo indígena, ao qual se seguiu uma série de bispos locais que deram um vulto verdadeiramente universal à Igreja católica.
Em 1922, no mesmo ano de sua eleição, Pio XI fez um gesto surpreendente que revelou seu interesse pelas missões. No dia de Pentecostes, interrompeu a homilia e, em meio a um impressionante silêncio, tomou seu solidéu e se fez passar entre a multidão de bispos, padres e fiéis presentes na basílica de São Pedro, pedindo ajuda de todos para as missões.
No Ano Santo de 1925, abriu, no Vaticano, uma exposição missionária mundial. Sempre em 1925, publicou uma encíclica, a Rerum Ecclesiae sobre a missão. No mesmo ano, consagrou os seis primeiros bispos chineses e, no dia 01/04/1926, instituiu o Dia Mundial das Missões a ser celebrado em toda a Igreja no penúltimo domingo de outubro.
Fonte: Mundo e Missão