Dia 19/10, comemora-se o Dia do Profissional da Informática. A informática hoje tem papel fundamental no dia-a-dia das atividades humanas. Terminais bancários, arquivos de empresas, tudo hoje está devidamente informatizado.
A tecnologia existe para facilitar nossas vidas, mas é importante lembrar que por trás dela está o trabalho árduo de profissionais que precisam desvendar a aparente difícil linguagem dos computadores. O profissional de informática é uma criação dos últimos quarenta anos.
Os primeiros computadores apareceram no país no início dos anos 60, e, logo em seguida, encontraram aplicação em toda espécie da atividade: no governo, nos bancos, na indústria, no comércio, na academia, e, mais recentemente, no cenário doméstico.
Em todas estas áreas, podemos distinguir entre os usuários, e a retaguarda de “suporte”, assistência técnica prestada por profissionais da área. Estes profissionais têm se mostrado essenciais, em função da relativa complexidade da tecnologia de computação, e para ser bom profissional requer muito estudo e prática do ofício, como é também o caso de outras profissões mais antigas, por exemplo, da engenharia ou da medicina.
Os profissionais de informática, atualmente tem sido os mais requisitados e exigentes do mercado. O campo da informática cresce e com ele a mão de obra, e assim as qualificações, e dessa forma em diante. Contudo, daí a importância desses profissionais, que são os quebra galhos do mercado.