Experiência de Marca

2014. O ano em que os drones entraram no live marketing

Cada vez mais eles têm entrado no mercado, mostrando que vieram para ficar. As ações promocionais das marcas são realizadas com êxito com o uso dessa ferramenta que ainda tem restrições quanto à sua utilização.

Uma nova tecnologia entrou com força no mercado do live marketing e trouxe um ar de surpresa para as ações que são realizadas nos eventos e ações em prol das marcas. São os drones.

Os aparelhos são designados como um Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (Varp), também chamado UAV (Unmanned Aerial Vehicle) e mais conhecido como drone, que em inglês significa zangão, e dá nome a todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada.

Esses aviões são controlados à distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humano.

A portabilidade do drone traz ao live marketing inovações em ações promocionais (Foto: By The Photobrigade).

Normalmente utilizados em missões de inteligência militar como apoio de artilharia no campo de batalha, controle de mísseis de cruzeiro, atividades de patrulhamento urbano, costeiro, ambiental e de fronteiras, atividades de busca e resgate, ganharam destaque quando passaram a ser usados para coberturas em vídeo da imprensa mundial.

No meio do marketing promocional, estes aparelhos, que possuem diversos tamanhos, estão cada vez mais presentes na forma de apresentar produtos e experiências novas.

Aqui no Brasil, já em Janeiro, na Campus Party, a Globo News (Globo Universidade) realizou uma ação de live marketing em que um drone distribuía brindes aos participantes. Os “kits de sobrevivência” incluíram massagens, cafés da manhã e outras ações para tornar a semana dos jovens acampados no evento mais confortável.

A utilização do done foi uma das principais novidades apresentadas na edição 2014 da Campus Party. (Foto: Andres Acera).

No dia 17 de agosto, Cup Noodles, marca de macarrão instantâneo da empresa Nissin-Ajinomoto, realizou uma ação de live marketing que entrou para a história do mercado promo brasileiro como a primeira do gênero em espaço aberto e direcionada para o público em geral.

Cup Noodles -drone_d

Antes da ação no parque, os drones já haviam sido usados para apresentar a nova linha de notebooks da Samsung. Os lançamentos da marca chegavam ao local carregados por drones que atravessaram uma plateia com mais de 200 convidados.

Além de trazer a novidade, os aparelhos executaram uma coreografia, integrados com uma projeção em uma supertela no palco, para entreter os convidados durante um vídeo com a apresentação do produto.

Drone transportava o notebook pelo salão de evento (Foto: Reprodução/YouTube).

Veja o vídeo da ação abaixo:

De acordo com a agência Tudo, o objetivo era impactar o público demonstrando a mobilidade e a leveza dos notebooks.

Há 29 anos sem título, a Portela apostou em tradição e tecnologia para tentar vencer em 2014. A comissão de frente trouxe um drone em formato de águia, que percorreu toda a avenida saudando o público. Em 2014, a escola homenageou a cidade do Rio de Janeiro, com o enredo “Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, do carnavalesco Alexandre Louzada.

O aparelho todo estilizado em formato de águia desfilou no Carnaval da Portela (Foto: Antonio Scorza).

Também quem esteve utilizando o aparelho nas festas carnavalescas foi a Skol. A marca que patrocinou e promoveu as diversões no Brasil, utilizou drones para captar imagens exclusivas e inusitadas durante os seis dias de folia.

Salvador (BA), Florianópolis (SC), Ouro Preto (MG), Recife (PE) e Olinda (PE) foram as cidades escolhidas para receber os aparelhos durante o feriado.

As imagens captadas pelos aparelhos voadores foram utilizados pela marca para produzir um vídeo (Foto: Reprodução/YouTube).
As imagens captadas pelos aparelhos voadores foram utilizados pela marca para produzir um vídeo (Foto: Reprodução/YouTube).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está em trâmites para tornar comum o uso destas pequenas aeronaves em eventos que não sejam experimentais; a discussão da proposta junto aos interessados do setor tem a finalidade de aprimorar a regulamentação.

Em fevereiro de 2014, a Anac realizou um evento que fez parte do processo de desenvolvimento do ato normativo da regulamentação. Os estudos para elaboração deste documento se iniciaram no começo do segundo semestre de 2013.

Em seu portal, a Anac divulgou que o normativo proposto ainda será submetido à audiência pública, oportunidade na qual qualquer interessado poderá encaminhar contribuições. Depois de analisadas, a minuta de regulamento será apresentada para deliberação da diretoria colegiada da agência. A realização da audiência pública e a publicação da norma está prevista para ocorrer ainda neste ano.

Atividade deve crescer em 2015. Grande mídia destaca trabalho de operadores como uma das "profissões em alta"
Atividade deve crescer em 2015. Grande mídia destaca trabalho de operadores como uma das “profissões em alta”

Toda essa discussão trata da utilização comercial e corporativa dos RPA’s, como serão chamados os drones, em áreas segregadas, pois a agência exige normas mais rigorosas para operações com aeronaves de maior porte.

Na regulamentação assuntos como segurança, tamanho do aparelho e nomenclatura serão discutidos e liberados para uso de acordo seu tamanho e também para que seja diferenciado do original que tem uso exclusivo militar.