O Dia das Empresas Gráficas é uma Data Comemorativa em homenagem mais do que justa a Johann Gutenberg, criador do processo de impressão com caracteres móveis, mais conhecido como tipografia (foi um inventor e gráfico alemão que introduziu a forma moderna de impressão de livros, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros e jornais).
Gutenberg revolucionou o mundo da impressão, dando à prensa outras funções que não fossem cunhar moedas, espremer uvas, fazer impressões em tecido ou acetinar o papel.
Foi em 1455, que Johann Gutenberg realizou seu grande sonho de pegar nas mãos um livro impresso com sua técnica inédita: a prensa de tipos móveis.
Esse-livro era nada mais, nada menos que o “Novo Testamento”. Que por sua vez, tinha acabado de ser traduzido pelo professor universitário, Martinho Lutero.
Os escriturários das repartições públicas ou estatais, também conhecidos como copistas, copiavam diversos textos e documentos à mão. Essa era a única forma para reproduzir uma obra literária para que mais pessoas pudessem ter acesso a eles.
Com esse minucioso trabalho de escrever página por página de um livro, o preço de cada obra literária era equivalente ao de uma propriedade rural.
Com o livro valendo uma fortuna, não existia muitos motivos para se aprender a ler e aquela sociedade, predominantemente rural, tinha a enorme maioria de sua população completamente analfabeta.
O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros na Europa.
A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.