Tech

99Pay e Flávio Canto ensinam usuários a se defenderem de golpes online

Campanha educacional terá ex-número 1 do ranking mundial de judô como instrutor do público

O Brasil foi considerado o segundo país com mais vítimas de crimes digitais, como golpes online, perdendo apenas do México, conforme indica um levantamento divulgado pela Fortinet.

Com a missão de conscientizar e educar os usuários de soluções financeiras, a 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, em parceria com o judoca Flávio Canto, lança uma série de conteúdos educacionais com foco em “Defesa Digital”. O vídeo-teaser da ação estreia na quinta-feira, 18, nas redes sociais da 99Pay e do ex-lutador.

“A equipe de segurança da 99Pay não descansa, mas as pessoas mal-intencionadas também não. Todos os dias observamos o surgimento de novos tipos de golpes, por isso acreditamos na importância de educar e conscientizar os nossos usuários sobre segurança digital.

Utilizamos tecnologias líderes no setor e melhoramos continuamente nossos processos para trazer cada vez mais segurança aos nossos usuários. Apesar disso, precisamos lembrar que no Brasil, golpes de engenharia social são os mais recorrentes, tornando o usuário o elo mais frágil dessa cadeia”, explica Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay.

As aulas abordarão alguns dos golpes mais comuns de engenharia social – técnica usada por criminosos virtuais para induzir pessoas a compartilhar dados sensíveis – e, claro, as principais formas de se defender. Canto educará os usuários utilizando metáforas do judô, modalidade que lhe rendeu uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e consagrou o ex-atleta brasileiro.

“Estou super feliz de fazer parte de uma ação que hoje é valiosa e necessária. Depois da pandemia, a digitalização de produtos e serviços financeiros cresceu muito, tanto entre os jovens quanto entre pessoas mais velhas. A campanha da 99Pay é justamente para conscientizar os usuários e lembrá-los que, infelizmente, há pessoas mal intencionadas, por isso é fundamental mostrar que golpes digitais existem e como é que a gente se prepara para enfrentá-los”, enfatiza Flávio Canto, apresentador e comentarista esportivo.

As videoaulas serão veiculadas nas redes sociais da 99Pay, como Instagram, TikTok e Youtube, além dos perfis oficiais do judoca. “Criamos uma plataforma de ensino a distância através do Instagram e TikTok, usando o conhecimento da 99Pay, experiência do usuário e, claro, uma linguagem acessível para o público final”, detalha Renato Simões, CCO (Chief Creative Officer) da The Juju, agência responsável pelo projeto.

Além dos vídeos, a campanha contará com a participação de influenciadores, envio de e-mail marketing para os usuários, mídia e comunicação dentro do aplicativo da 99.

“Nosso principal objetivo é empoderar o usuário para que ele seja capaz de identificar e se defender de alguns dos golpes mais comuns no ambiente online. Dessa forma, ele fica financeiramente protegido e se sente mais seguro para usufruir dos benefícios oferecidos pelas carteiras digitais e pelas formas de pagamento online”, conclui Trigo.

A carteira digital da 99 dispõe de um dos mais eficientes sistemas de segurança do mercado, com ferramentas de monitoramento e criptografia para proteger a movimentação de seus clientes em todas as operações da carteira. Graças ao uso de tecnologias líderes do setor, como o reconhecimento facial, todas as contas da 99Pay são mantidas seguras e protegidas.

A empresa conta com tecnologias de inteligência artificial (IA) que detectam anomalias em atividades financeiras e identificam fraudes com rapidez. Além disso, a 99Pay oferece suporte e atendimento 24 horas em seus canais oficiais e pelo próprio app 99Pay, na aba “Ajuda”.