Experiência de Marca

A consolidação de uma sociedade sem dinheiro vivo

Para os consumidores, o atrativo inicial será a conveniência, mas, com o tempo, os pagamentos móveis criarão um ecossistema totalmente novo, movido a dados, com recompensas, histórico de compras, ofertas e assim por diante.

Sim, é verdade que a história da sociedade que não usa dinheiro vivo vem aparecendo em todas as listas de tendências desde 2005. E, apesar de 2012 (mais uma vez) não ser o ano em que os consumidores em peso deixarão de lado as moedas e as notas de dinheiro para passar o telefone em uma maquininha, vai ser sim o ano em que empresas importantes como Google e MasterCard vão promover de maneira ativa suas iniciativas cash-less* no mundo todo.

Para os consumidores, o atrativo inicial será a conveniência, mas, com o tempo, os pagamentos móveis criarão um ecossistema totalmente novo, movido a dados, com recompensas, histórico de compras, ofertas e assim por diante.

* Muitas dessas iniciativas incorporam a tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication – Comunicação de Campo Próximo), que permite troca de dados criptografados entre dois aparelhos próximos. Por exemplo: um leitor localizado ao lado da caixa registradora de uma loja de varejo. Os clientes que tiverem as informações de seu cartão de crédito armazenadas em seus smartphones NFC podem pagar pelas compras aproximando o telefone do leitor ou encostando-o nele, em vez de usar um cartão de crédito de fato.
Apresentamos apenas algumas iniciativas CASH-LESS para você ficar de olho em 2012:

  • Em outubro de 2011, o sistema de pagamento móveis do Google, Google Wallet (Carteira do Google), que é de graça e usa a tecnologia NFC, tornou-se operacional em redes de lojas de varejo selecionadas por todos os EUA. Com a tecnologia PayPass, da MasterCard, os compradores simplesmente poderão encostar seu aparelho móvel em terminais especiais em pontos de venda para pagar na hora. Nas lojas participantes, eles também poderão trocar cupons especiais, participar de promoções de vendas ou ganhar pontos de fidelidade com a simples escolha do pagamento por meio do Google Wallet.

  • Em junho de 2011, o processador de pagamentos online PayPal, dos EUA, fez a demonstração de um aplicativo de pagamentos móveis para aparelhos Android. Os usuários instalam o app e ativam o widget PayPal; a partir daí, podem requisitar o envio ou recebimento de fundos de outro indivíduo com um smartphone e uma conta do PayPal. Usando tecnologia NFC, os dois usuários podem então aproximar seus aparelhos e efetuar a transferência instantânea de fundos.

  • O Square é um serviço de pagamentos eletrônicos que permite aos usuários aceitar pagamentos com cartão de crédito por meio do uso de um leitor de cartões portátil conectado a um iPhone, iPad ou aparelho Android. Tanto o leitor de cartão da Square quanto o app são grátis, mas há cobrança de 2,75% para cada pagamento feito. Uma vez que o sistema foi instalado, os usuários podem aceitar pagamentos imediatamente. Em novembro de 2011, Richard Branson e a Visa se tornaram investidores na iniciativa. No mesmo mês, Square atualizou o aplicativo permitindo uma experiência de pagamento completamente hands-free na qual você simplemesmente diz o seu nome.
  • Lançado na Suécia, em junho de 2011, o iZettle é um aparelho que permite aos consumidores aceitar pagamentos em trânsito. O leitor de chip e de senha portátil pode ser conectado a iPhones ou iPads e usa um aplicativo iZettle, e isso significa que as transações com cartão podem ocorrer na hora. Também é possível pagar contas ou fazer transferências de dinheiro usando o aparelho. Há a conveniência de marcar as transações com imagens, anotações ou dados de localização, que os usuários podem postar no Facebook e no Twitter para compartilhar suas compras com os amigos.

Imagem cedida pela antimega

  • Em novembro de 2011, a Deutsche Bahn, principal operadora de ferrovias da Alemanha, estendeu seu serviço Touch&Travel (Toque e Viaje) a todas as suas 320 estações. Os passageiros podem usar a tecnologia NFC para pagar ou para tirar uma foto de um código de barras quando entram e saem das estações.

Publicado originalmente no relatório Trendwatching.com como parte das dúzias de tendências às quais as empresas deve ficar atentas em 2012!