Atuando no mercado de eventos há mais de 10 anos acompanhei muitos momentos, e posso dizer que a expectativa para 2019 é alta.
Os eventos no Brasil têm um papel importante na economia. Segundo uma pesquisa de 2013 da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, o setor movimentou R$ 209,2 bilhões no ano e representou 4,3% do PIB nacional.
Embora os últimos anos não tenham sido de grandes comemorações, o segmento ainda tem destaque no País pela diversidade de negócios que orbitam ao redor. Variam de empresas de diferentes setores e tamanhos até novos produtos. Para cada pequena ação, temos uma infinidade de fornecedores e serviços.
Com base nessa receita, temos um cenário favorável para este ano. Uma outra pesquisa feita pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas mostra que 77,3% do mercado espera crescer em vendas em 2019 e 41,2% dos profissionais afirmam que terão as verbas de marketing ampliadas.
Como se destacar nesse cenário de tantas oportunidades?
Eu venho defendendo, com conhecimento de causa, que a capacitação e a especialização do serviço oferecido faz a diferença na entrega. Essa receita vale para qualquer produto.
Para ser referência você precisa ter um diferencial nesse mercado.
O mercado é amplo, assim como a número de concorrentes. Não é só ganhar novos clientes e estar em um número maior de eventos, é importante estar com qualidade. Sem qualidade, desde o atendimento até o resultado final, não há destaque e evolução.
Estamos no momento, onde cada pessoa quer ter uma experiência diferenciada. Para produzir essa experiência aos seus clientes finais ou aos shoppers, cada produto, evento, marca, precisa estar conectada com suas expectativas e o feedback positivo que ele pode oferecer.
Devemos criar algo que dê valor agregado. É necessário buscar a excelência em seus serviços e utilizar novas tecnologias a seu favor. Usar ferramentas e fornecedores que otimizam o tempo, mostrando resultados e focando no que importa: o retorno positivo de uma ação promocional ou evento.
A importância da qualidade no serviço
Serviços são muitas vezes mais difíceis de administrar. Temos uma variável de possibilidades que contam, inclusive, com a atuação humana.
Os profissionais a serem contratados nesse mercado precisam ser preparados para as situações e saber contornar os problemas. Os treinamentos de postura, apresentação do produto, esclarecimento de dúvidas, argumentação são fundamentais para explicação dos produtos ou serviços oferecidos.
Outra dica importante é investir na experiência. Ter entre a equipe um profissional com mais experiência fará a diferença em situações de conflito que sempre podem acontecer em locais públicos.
Invista na equipe que vai atender seu cliente. Ofereça boas condições de trabalho, crie ações de relacionamento com eles. O resultado da entrega será muito melhor e o seu cliente vai perceber isso.
Seguindo essas dicas básicas, podemos nos preparar para 2019 incluindo em nosso portfólio inovação, tecnologia, treinamento, equipe qualificada e muito sucesso.
Por Adriane Zagari.