O marketing como qualquer outra ferramenta ou atividade da comunicação está mudando.
Por evolução própria, por necessidade, ou para atender as mudanças da comunicação no mundo global?
Não precisamos de tempo para entender que mudanças estratégicas inovadoras, inovação e responsabilidades sociais fazem parte do contexto da mudança, isso sem falar na criatividade, base conceitual das mudanças na comunicação.
O mercado mudou, as mídias mudaram, o publico e o cenário também mudaram, na realidade são mudanças construtivas e adequadas às demandas e estratégias globais do mercado.
Posto isto, cabe mais uma vez cabe ao profissional de comunicação e marketing manter seu estado de alerta para analisar, entender e atuar positivamente diante das mudanças de cenário.
Estas mudanças podem surgir a partir das mais diversas frentes realidades e territórios, são mudanças ou é a evolução do que entendemos como modelo de consumo e valores culturais?
Diante de uma nova realidade, estratégica social e mercadológica, precisamos de um grande plano de marketing, diversificado, onde cada variante deva ser avaliada no seu impacto e na maneira como deve ser desenhada, considerando a sua efetividade.
Até aqui, nenhuma grande novidade, apenas um nivelamento racional e contextual nas mudanças que iremos discutir.
Já pensaram neste ano de 2021 o que vai mudar?
Sem querer resgatar mais uma vez o infortúnio do ano que terminou, prefiro acreditar que o período negativo nos deu conhecimento e força para enfrentar as mudanças necessárias que já vinham se formando ainda que de maneira forçada.
Neste contexto de mudança, o marketing digital tem um papel fundamental na sua forma da ação e reação.
Sem exceções estamos vivenciando um novo cenário, um novo modelo que exige uma realidade completamente nova, quase que futurológica.
Para isso, precisamos de muita motivação, uma determinação temerária numa aposta estratégica de médio e longo prazo. É um desafio complexo e sem certezas, considerando que estamos num mundo cuja realidade é completamente nova.
Um mundo global sem diferenças, afetado e envolvido indiscriminadamente, que tem como objetivo também global, sobreviver.
Temos que nos adaptar, mudar rapidamente, sem as referências do passado, sem boletins meteorológicos, enfrentando com coragem e sem medo o desconhecido.
O marketing não acabou apenas mudou ou vai ter que mudar, da mesma forma as ferramentas da comunicação, o trabalho, o lazer, o turismo as viagens, os hábitos, principalmente, a sustentabilidade no papel e na importância de cada um de nós.
Neste contexto, a partir de uma nova realidade, o mercado vai nos surpreender, não só com as suas estratégias de marketing, mas com criatividade e inovação nas suas atividades da comunicação.
Temos liberdade temos conhecimento temos motivação, temos conhecimento, que continua sendo um dos pontos fortes da comunicação.
Este é o momento de renovação de olhar o passado somente como referencia para o futuro mostrando que estamos mais abertos à mudança, mais abertos nos relacionamentos, na produção e consumo sustentável, no conteúdo relevante, na retomada verde
Para terminar o meu apelo à responsabilidade coletiva, à reflexão, à liberdade de expressão à pluralidade ao combate coletivo ao ódio.
Esta diversidade de interesses e comportamentos justifica o porquê de cada pessoa ter um sentido, uma relação comportamental com a motivação.
O que é prazeroso e motivante para uns, representa pouco para outros, independente do seu valor emocional ou a afetivo.
Em suma: Cada um de nós é um ser único, diferenciado, trazendo dentro de si as suas próprias motivações e comportamentos.