Confira a história do site 2006 Promoview foi ao ar pela primeira vez em 18 de Agosto de 2006.
A internet já tinha 16 anos de existência comercial. Mesmo assim ainda estava pouco desenvolvida. A banda larga alcançava apenas 6% dos que tinham acesso à internet no Brasil.
O governo brasileiro preparava-se para lançar programas de acessibilidade à população em geral. A minoria das escolas brasileiras tinha acesso à rede.
Julio Feijó desenhava, desde 2004, a criação de um site de marketing promocional que retratasse o dia a dia deste segmento de mercado.
Os sites tradicionais de propaganda como o Meio & Mensagem não abriam espaço para as ações das médias e pequenas agências de promoção, tratando este mercado com a alcunha pejorativa below the line. Julio queria um espaço de expressão para estas agências e pediu para o web designer Victor Hugo Carvalho Leite registrar o domínio e colocar a primeira página no ar. Na época Julio pediu que o site fosse inspirado no Blue Bus, e assim começaram as postagens em forma de lista. Cristiano Augustinho passou a atualizar diariamente o site na base do ctrl C /ctrl V.
Julio Feijó Neto em 2006 na sede do Promoview. Ele é especialista em marketing promocional e criador do site.
A maior parte dos posts eram encontrados no site Portal da Propaganda, do Rafael Sampaio. A meta era publicar 15 posts diferentes todo o dia.
O grande problema é que não se encontrava posts sobre o assunto. A “indústria” promo brasileira não tinha o hábito de divulgar seus cases ou as ações. Eram raras as fotos de promotoras nos pontos de venda ou de cenários e ambientes de eventos corporativos. Com determinação e esforço foram colocados os primeiros posts no ar. Veja aqui.
A partir daí, a atualização passou a ser rigorosamente diária, o que acontece até o momento em que você lê este post.
2007
Em Março de 2007 aconteceu o primeiro “boom” de audiência do Promoview. O site vinha apresentando uma média de 150 visitas diárias até que a postagem de uma nota sobre a promoção de lançamento do filme Piratas do Caribe – onde 300 figurantes caracterizados de piratas entregavam material em semáforos e portas de shopping centers – fez a audiência ir para 1.000 visitas em um único momento.
O site saiu do ar porque a capacidade contratada de visitas simultâneas era de 500. À medida que iam se aprendendo as lições, apareciam as melhorias.
Neste mês, os designers Samuel Rocha, o D´Bayer, e Luiz Junior, passaram a atualizar o Promoview e aplicaram várias inovações no site. Na sequência, o trabalho de atualização, coordenado por Cristiano Augustinho, ampliava o número de acessos, que crescia constantemente, graças também à grande rede de relacionamento do Julio Feijó no mercado promo.
O site recebia vários comentários que elogiavam o conteúdo, mas recomendavam uma “plástica” na interface gráfica. Foi necessária a criação de uma nova interface e entrou em cena Jonathan Pereira da Cruz, que implantou uma ferrramenta de atualização excelente e aplicou uma inovação que auxiliou bastante o desenvolvimento do Promoview: à medida que os posts eram lidos, eles “subiam” ou “desciam” da lista, ou seja, as mais lidas iam para o topo e as menos lidas ficavam embaixo.
Além disso, havia a opção de leitura em três idiomas, sendo que a equipe do Promoview já contava com duas pessoas que traduziam para espanhol e inglês e também coletavam notas sobre promo nos sites internacionais e postavam na íntegra.
2008
A necessidade de um design de melhor qualidade trouxe Lerbe Medeiros para trabalhar na equipe de Cristiano Augustinho em Janeiro de 2008. A mudança foi radical e Promoview passou a trazer um post em destaque, acompanhado de foto. A melhor apresentação do site começou a atrair anunciantes e também a necessidade de cuidados com ortografia e gramática.
Mallumar, Instand e a agência curitibana Comunicação & Cia passaram a anunciar no Promoview. A cada dia diminuía a quantidade de “copia e cola” e a redação do site passava a receber “press release” de agências.
O mercado promo entendeu a proposta do site e passou a ter interesse em ver suas ações promocionais publicadas nas páginas do Promoview. Também em Janeiro, Promoview passou a disparar com regularidade a sua newsletter, por meio de uma parceria com a Nitronews, que durou até 2014.
Em Fevereiro de 2008 lançou a sua primeira campanha produzida pela JF Promo com direção de arte do Fábio Schmidt e distribuiu camisetas para formadores de opinião, anunciante e leitores. Em 2008, também pela primeira vez, Promoview participou de eventos e esteve presente nas três edições do Brazil Promotion Road Show em Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro.
A parceria entre Promoview e Forma Editora se estende até os dias de hoje.
A Daiane Costa também ajudou muito neste período, estruturando os contatos comerciais com o mercado. O blog que virou site, transformava-se em uma importante ferramenta para divulgação das agências promocionais brasileiras. Mas, mesmo nesta condição, para alcançar ainda mais credibilidade era preciso encontrar um jornalista responsável.
Foi então que, em Agosto de 2008, a jornalista Antonia Goularte chegava à sede do Promoview para uma reunião com Júlio Feijó. Júlio já havia tentado trabalhar com vários jornalistas, mas a falta de interesse dos profissionais pelo tema marketing promocional inviabilizavam uma parceria duradoura.
Antonia topou o desafio e passou a comandar a redação do Promoview, que passou então a ter uma linha editorial e qualificou o contato com profissionais de assessorias de imprensa. A qualidade editorial tornou-se impecável, muito acima da qualidade visual.
A esta altura, o número diário de visitas já andava em torno de 800/dia, considerado excelente para um site de conteúdo tão segmentado. Mas a qualidade gráfica precisava melhorar.
Em Setembro de 2008, Promoview adquiriu a sua sede própria, onde já estava instalado, contando com redação, sala de reuniões para pauta e recebimento de visitantes e funcionários.
2009
Em Março de 2009, Julio acertou com Tarcisio Banwardt, da pH design, a implantação de uma nova ferramenta, indexada pelo Google com técnicas de SEO aplicadas. Em Maio de 2009, o novo Promoview entrou no ar com uma interface exclusiva e diferente de todos os sites especializados que estão no ar. Hun Geng Jo, designer coreano radicado no Brasil, encontrou a fórmula correta, sendo esta a interface que está no ar até aqui.
Este conjunto levou a um crescimento ainda maior da audiência, cujos números aumentam a cada dia. Neste mês, foi criado também o espaço do Promoview no Orkut. Em Junho de 2009, o Mario Nicolau e o Eduardo da Luz, da Promoonline, disponibilizaram o serviço de SMS e os posts do Promoview começaram a ser enviados para os celulares. Nicolau também criou o nosso Twitter, que já tem sete mil seguidores.
Durante 2009, Promoview participou das edições itinerantes da Brazil Promotion, conhecidas como Brazil Promotion Road Show e realizou uma ação com a FunClick, equipamento multimídia que fez um grande sucesso. Em Outubro de 2009, a Promoonline produziu um cartão de RA (Realidade Aumentada) que foi enviado para os leitores e anunciantes do site, numa ação de relacionamento e posicionamento como site de tendências. Foi um dos primeiros projetos de Realidade Aumentada desenvolvidos no Brasil. O Kit levava em um caixa o Cartão RA, uma caneta reciclável produzida pela Redosul e um Moleco, uma agenda de bolso sensacional, produzida pelo Carlos Tannure, que fez o maior sucesso!
Em Novembro de 2009, a Sabrina Moreira assume a área de apoio comercial e redes sociais do Promoview e coloca o site nas redes sociais Twitter, Facebook, Linked in e YouTube entre outras. Depois de três anos de atualizações diárias ininterruptas e mais de R$ 400 mil de investimento, o mercado promo compreendeu o propósito do Promoview e passou a participar do projeto, por intermédio das empresas Alogo, Biruta, C&Cia, Clother (Rytos bonés), Commkt, Exposolutions, Gatto de Rua, Google, Infinito (Recife), Inpromo (Salvador), LPR (Londrina), Marprom (Porto Alegre), Media Marketing, Pixman, Plural Promo (Salvador), Premio Caio, Promooffice (Rio de Janeiro), Promova, Quality Import, Raizler, Redosul, RTM (Curitiba), Slomp Logística, Template, Vitage e Zicard. 2010 Em Abril de 2010, o André Feijó da Silva torna-se o novo webmaster do site.
2010
Em Maio de 2010, Promoview contabiliza 98.000 visitas/mês contando com 1.000 leitores que retornam diariamente para companhar as atualizações do site em um projeto que é viabilizado e avalizado por 30 anunciantes espalhados pelos principais mercados brasileiros.
A busca por conteúdo exclusivo e relevante levou a Ariane Feijó a realizar a primeira cobertura internacional do Promoview. Ela circulou pela área de imprensa e de shows do Rock in Rio Lisboa, trazendo fotos e relatos sobre as ações dos patrocinadores. A cobertura abriu espaço para outra jornada internacional: a cobertura do Festival Mundial de Cannes. Mais uma vez Promoview inovou e esteve circulando em Cannes com foco exclusivo na premiação de Promo & Activation Lions e também nas ações promocionais realizadas pelos patrocinadores do Festival.
Naquela época, seguíamos atualizando em busca das 100 mil visitas/mês, o que veio a acontecer em Agosto de 2010 e que não parou mais de se repetir.
Neste ano, participaram do projeto as empresas Alogo, Art Cort (Curitiba), Biruta, Boneco Eco, C&Cia, Cia de Idéias (Mato Grosso), Cietep, Commkt, Danka Bolsas, Digitalgest, Droid, Feira e Cia, Flap (Brasília), Free Space (Belo Horizonte), Fujiro (Blumenau), Gatto de Rua (Santos), Grupo Eco, Infinito (Recife), Invent Promo (Salvador), JRD Log (Curitiba), Marcativa (Salvador), Mazah (Porto Alegre), MD Promolog, Moleco, Nestlé, OC Promo (Curitiba) Personal Press, Pimenta (Rio de Janeiro), Plural (Salvador), Post Courier, Premio Caio, Promova, Quality Import, Redosul, Refinaria (Curitiba), Rock, RSantana (Rio de Janeiro), SENAC, Slomp, Sob Medida, Template e Vitage 2011 Neste ano, Promoview consolidou a sua posição nas redes sociais atingindo em apenas cinco meses de atuação a marca de três mil seguidores no Twitter e quatro mil fãs no Facebook. O Canal Promoviewer no YouTube já alcançava dois milhões de visualizações.
Em Junho, o site realizou mais uma cobertura da premiação de Promo & Activation em Cannes, na França, coordenada por Ariane Feijó.
Pela primeira vez na história do marketing Promocional Promoview transmitiu ao vivo em livestreaming, a entrega do The Globes, o maior prêmio mundial de marketing promocional, que foi entregue no Rio de Janeiro, no Salão Gold do Copacabana Palace
Um dos artigos do Tony Coelho deu, origem em Agosto de 2011, ao Produtores Promoview que, por meio de votação no Facebook, destacou os melhores profissionais em cada região do Brasil. Veja quem ganhou em 2011 clicando aqui. Neste ano, completamos cinco anos de atualização diária ininterrupta! Um post especial e uma série de publicações marcaram este momento.
Veja o post comemorativo de aniversário
2011
Em 2011, abrimos espaço para ensinar estudantes de jornalismo e contamos com a colaboração de muitos profissionais e estudantes.
Neste ano, as empresas que apoiaram o projeto foram Atabaque, Alogo, Art Cort (Curitiba), Biruta, Boneco Eco, Cecia, Case Marketing ( Rio de Janeiro), Cia de Idéias (Mato Grosso), Cietep PR, Commkt, Danka Bolsas, Davanas, DMarketing ( Rio de Janeiro), Digipronto, Duetto (Porto Alegre), Digitalgest, Droid, Feira e Cia, Donna, Enox, Estalo (Salvador), Extra ( Novo Hamburgo), Fabrika de Eventos, Flap (Brasília), Fiocard, Fórmula Mídia, Free Space (Belo Horizonte), Fujiro (Blumenau), Fun Click, Giracandy, Gatto de Rua (Santos), Grupo Eco, Infinito (Recife), Grupo Eco, Grupo Target, Guia MKT (Belo Horizonte), Heineken, i9, Integra Cursos, Invent Promo (Salvador), JRD Log (Curitiba), Lebes, Locus, Make Promo, Marketando, MIX (Goiânia), Marcativa (Salvador), Mazah (Porto Alegre), Marprom (Porto Alegre), Marketing Vision (Rio de Janeiro), MD Promolog, Moleco, Nestlé, NewStyle, NPN, OSC, Out Promo, OC Promo (Curitiba), OLX, Personal Press, Pimenta (Rio de Janeiro), Plural (Salvador), Post Courier, Piso Interativo, Promovisão, Premio Caio, Promova, Quality Import, Refinaria (Curitiba), Rock, Rsantana (Rio de Janeiro), Rafain, Red Action, Redosul (Curitiba), Remo Camisetas(Veranópolis), Saraguato, Societá Comunicação, Soma Promo (Goiânia), Storck (Porto Alegre), Senac SP, Senac BA, Slomp, Sob Medida, Tudo, Template, Vivo, Vitage, Uni3 (Salvador), Up Line ( Rio de Janeiro) e Vision Uniformes.
Tamanho apoio, resultado da iniciativa do Promoview em reunir todos os participantes do mercado de criação e produção promocional deu resultado, e, no final de 2011, comemorávamos a marca anual de 1 milhão de visitas.
2012
Pela primeira vez na história do marketing promocional, Promoview publicou um anuário mostrando o trabalho das principais agências de marketing promocional de todo o País. Este movimento, totalmente apoiado pela Ampro – Associação de Marketing Promocional, foi considerado por especialistas um “divisor de águas”. Veja aqui.
O lançamento desta publicação gerou outro fato histórico. Pela primeira vez o site e o setor de promo realizaram uma transmissão em livestreaming com a presença de Kito Mansano, presidente da Ampro; José Victor Oliva, presidente da Holding Clube; Tony Coelho, Jorge Medauar entre outros dirigentes e diretores de agências de todo o país.
Mario Nicolau, da Refinaria Ilimitada[/caption] A plástica teve direção e Mário Nicolau, que trouxe sua experiência em rádio e em promo o que acabou estabelecendo um formato diferenciado. A locução é de Daniel Azulay que gravou no seu estúdio em San Francisco (CA) e foi escalado para ser a voz padrão da programação.
Luiz Carlos Farias, o Luizinho, dirige programação do #Promoviewplay[/caption] Para a direção artísitca #Promoviewplay passou a contar com Luiz Carlos Farias, profissional com larga experiência no mercado de rádio, eventos e shows. Ele produziu a edição das chamadas da programação e comanda a programação musical.
O mês de junho de 2015 marcou a chegada de Mauro Contti, um grande talento do meio rádio de Curitiba, voz padrão da Band News FM Curitiba e locutor titular da 98, emissora de FM líder em seu segmento do Grupo GRPCOM.
Mauro assumiu a direção geral do Promoview Play, que engloba a análise e produção de textos, locução, edição e publicação nas plataformas do site, amplificação nas redes sociais e atualização do podcast. A soma de todos estes apoios e esforço das pessoas para manter vivo o Promoview levaram à marca que atingimos atualmente nestes 9 anos de atuação.
3Promo, Ampro, Aktuellmix, A VERA! (Rio de Janeiro), Arandas (Salvador), ADD+, Ativa, AS Promoção(Brasília), Agência Um, Blumer, Cia de Idéias (Campo Grande), Commkt, Cia Promo, Ciagroup, CL Promotion (Salvador), Conceito Rio, Cintia Promo (Campo Grande | MS), Contato Promo (São Luiz do Maranhão), Dabster, DMattos, DL Produções, Dahas (Belém do Pará), CR Marketing, Eventual (Campo Grande), Esfera ( Curitiba), Enox, Eficaz (Fortaleza), For Us, Flex, Feel in (Espírito Santo), Figer360, Fox Promo, Grupo Projeto, Guia Mkt (Belo Horizonte), Grupo Canal, Holding Up, Holding Clube, Hype, HTropiano ( Ribeirão Preto), i9, Invent Promo (Salvador), Innova Group AATB, Ícone (Goiânia), Ideal (Rio de Janeiro, Imagem Scan (Rio de Janeiro), Infinito ( Recife), In Loco Promo ( Florianópolis), Impacto ( Manaus), Jockerman ( Belém do Pará), L.E.G.O (Manaus | Amazonas), Link Eventos (Salvador), Lupa Promo (Salvador), Locco Agência, Liga de Marketing ( Espírito Santo), M.Checon, MD Promolog, MC4X (Curitiba), Mister Promo (Londrina), MIT (Goiânia), Mash Up (Rio de Janeiro), Mandala ( Maceió), Mundial Logistics, MB Produções, Mercado Jovem, Monumenta (Brasília), MR Group, (Paraíba), Netza, NN Marketing (Ribeirão Preto), Nosso Time (Curitiba), NewStyle, OLX, Out Promo, Onze MC, Orango Promo (Salvador), Publicis, Pimenta (Rio de Janeiro), PH2, P7 (Brasilia), Promova, Porque Promo, Popai, PromoPlus, Promobox (Ribeirão Preto), Promoarte (Vitória ES), RH Fácil, RCL Platz, RH Promo, Saraguato, Sexto Sentido, Societá Comunicação, Soma Promo (Goiânia), Sisters (Brasília), Super Promo (Caruarú -Pernambuco), Target Marketing (Campo Grande/MS), Toledo (Florianópolis), The Group, TIM, Tween ( Curitiba), Talkability Group, Tudo, Uni3 (Salvador), Up Line ( Rio de Janeiro), Umbigo do Mundo, World Line, Wyin e WLC.
2016
Chegamos aos 10 anos liderando o mercado de conteúdo do live marketing. O ano que marcou a maior crise na economia brasileira em 80 anos foi também quando o Promoview completou 10 anos de atualização diária.
Alicerçadas no propósito de reverter o quadro econômico pelo qual atravessava o país, empresas e profissionais especializadas em ações promocionais, no ponto de venda e na realização de eventos corporativos e promocionais uniram-se para publicação do Anuário Brasileiro de Live Marketing 2016, com apoio das principais entidades do setor de eventos e varejo.
Victor Hugo Schmidlin[/caption] A edição impressa comemorou os 10 anos do site Promoview apresentando 10 listas, mostrando em cada uma delas 10 destaques em diversas áreas do mercado promo. Mais uma vez Victor Hugo Schmidlin realizou a Direção de Arte do Projeto. Victor utilizou a temática 10 anos aplicada em diversas situações para apresentar os principais momentos de uma década onde os dois maiores eventos do mundo foram realizados no Brasil, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos
Novamente contamos com presença maçiça das principais agências especializadas assim como novas estruturas em todo o país que apostaram no potencial de visibilidade proporcionado pelo Promoview.
Aliás este potencial foi apresentado no Media Kit lançado em Abril de 2016, que você pode conferir clicando aqui
Patricia Siqueira[/caption] Neste ano a Patricia Siqueira assumiu a Direção Geral do Promoview, controlando as atualizações diárias, redes sociais e a área de Conteúdo e Negócios. Profissional formada dentro da estrutura do Promoview, Patricia desenvolveu diversas inovações amplaindo o relacionamento com os leitores e anuciantes do site. Várias ações foram realizadas em comemoração aos 10 anos. Um delas foi a série #GentePromo , com vídeos envolvendo os grandes nomes do mercado em depoimentos gravados com a participação de Júlio Feijó. Clique na imagem para assistir os vídeos da série
Outro grande projeto foi o GIRO 10, um programa com transmissão ao vivo pela internet. Depois de 5 anos desde sua primeira transmissão, Promoview voltou a fazer videos ao vivo, desta vez em um ambiente com grande produção
“GIRO, é a sigla dos temas Gestão,Inteligência, Respeito e Oportunidade. “Esses temas serão fundamentais nos próximos anos. Colocar luz sobre eles, analisando o que passou e projetando os novos tempos é a melhor maneira de contribuir para o desenvolvimento do mercado” ressalta Camila Caruso, executiva de planejamento com larga experiência no mercado de live marketing e que está dirigindo todo o projeto. Continue com a gente, pois você ainda vai fazer parte dessa história!