Uma empresa que tenha uma cultura forte e reconhecida por seus clientes e praticada pelos seus colaboradores com certeza tem uma chance de sucesso maior do que as demais no mercado. E por quê?
A relevância da cultura de uma empresa no direcionamento do seu negócio, gera consistência nas decisões e nas relações com colabores e clientes. Ter uma cultura própria inspirada naquilo que se pratica dentro de uma empresa e transformada em diretriz para todos, cria um senso comum em todos os colaboradores dando alinhamento, entendimento e foco nas suas atitudes.
Durante a construção da cultura de uma empresa é necessário descrever as crenças dos fundadores e identificar as atitudes mais relevantes presente nos colaboradores, criando assim um documento que espelhe de forma genuína a personalidade da empresa.
Nada adianta ter um quadro de cultura bem feito com frases e valores bem escritos, mas sem a sua prática. A cultura tem que se transformar em atitude no dia a dia da empresa. Tem que estar presente nos valores de toda a estrutura.
Para conseguir transformar em atitude a cultura é necessário que os líderes da empresa se envolvam pessoalmente nesta tarefa, tanto na comunicação e divulgação, sendo persistente para garantir o correto entendimento e conhecimento de todos os colaboradores. A repetição é alma do sucesso. Como na prática, nos exemplos, nas decisões de negócios e nas atitudes alinhadas com a cultura.
Um time que pratica a cultura da empresa atua de forma mais coesa, sabendo representar a empresa e a marca em todas as situações, principalmente nos momentos mais desafiadores.
Ter a certeza que todos os colaboradores se identificam em todos os valores da cultura, que o conhecem na ponta da língua e que praticam no seu dia a dia faz uma enorme diferença nas relações do ambiente de trabalho, já que todos, apesar das diferenças individuais, tem sempre pontos em comum validados pela cultura da empresa.
Dado que a cultura esteja enraizada, uma empresa de cultura forte exige gente alinhada, e deve estar presente no perfil de recrutamento, pois novos colaboradores que não estejam em linha com os valores, não terão vida longa dentro da empresa, por mais competente e preparado que possam ser.
Como o valor da cultura é muito intangível, é importante que os líderes acreditem no poder das palavras e dos exemplos e preguem sempre dentro da empresa. Seja em reuniões, convenções, comunicados, material de divulgação etc. Quanto mais falar da cultura mais forte ela será.
Como executivo e agora empreendedor posso dizer que uma cultura forte transforma a empresa e gera resultados. Exige dedicação para garantir uma boa divulgação e entendimento pelos colaboradores, porém o mais relevante é ter as atitudes alinhadas e dar os exemplos corretos, pois boas diretrizes alinham, mas os exemplos arrastam.