Não se trata apenas de uma infecção generalizada de fim de mundo. Não, não é, muito menos o fim do mundo.
É uma consequência de pensamentos tacanhos, individualistas, pouco criativos e de interesse de pessoas, Instituições e Países.
Se não vejamos:
No caso da China (de onde tem vindo a maioria dos vírus) e dos Estados Unidos, a insistência em não dar atenção a medidas benéficas para o mundo, em especial quanto ao meio ambiente, cria ambiente nefasto para males do pulmão e outros.
Premida pelo Covid-19, a China tomou uma série de medidas com as quais só se comprometeu a partir de 2030, agora, 10 anos antes e… diminuiu a poluição local em 25%.
Ah, e já se tomam medidas em relação ao consumo de carne animal, de qualquer tipo, em condições insalubres, como sempre ocorreu por lá. Boa notícia para os bichinhos e para veganos.
Nos EUA, os custos das medidas ora tomadas já chegam ao dobro do que se gastaria se aderissem às medidas contra à poluição.
Mais… em curiosa demonstração de que o mundo é pequeno, o México fechou suas fronteiras para americanos entrarem em seu País (não era o contrário?)
No nosso cruel mercado, capitaneado por clientes nefastos, a ideia de que cada um que se cuide, como se o mal da agência, do fornecedor e do profissional não fosse o mal do cliente também, coisa burra no mundo globalizado, o vírus foi bem nocivo e pode dar fim a quem não se cuidar e entender o momento.
É hora de:
- Juntarmos forças!
- Dizermos NÃO a clientes indiferentes. Eles que morram.
- Trazermos de volta os criativos de verdade.
- Investirmos no Phigital, Eventos híbridos…
- Trabalho Home Office.
- Investir no Marketing Digital.
- Respeitarmos mais nossa cadeia de trabalho: profissionais e fornecedores.
- Revermos nosso quadro funcional. Quem é omisso e indiferente ao todo?
- Não demitir, se puder dar férias.
- Repensar Planejamento.
- Outros…
Quanto a nós, devemos ver o quanto em nós o altruísmo fala mais alto que o egoísmo.
Antes adiarem eventos para melhor momento que vivermos com o ônus de termos complicado a vida de gente.
Nada é acaso e a mudança pode ser legal.
Então, mude você também, antes que o mundo te mude à força.
Gente é o que importa num mercado feito para e por gente que tudo fazemos.
Estamos juntos. Assim ficaremos.
Tudo vai dar certo.
Mude!