As marcas estão apostando em ferramentas que cativem o público pela experiência diferenciada e que atingem grupos maiores de pessoas.
Em 2015, essa tendência se concretizou pudemos presenciar uma onda de ações com diferentes propostas.
De outdoors interativos a smartphones sendo transformados em lightsabers, as marcas esbanjaram criatividade e mostraram que o caminho para o sucesso é acompanhar as tendências tecnológicas e aplicá-las no nas ativações.
Em agosto de 2015, por exemplo, a Kagulu, concessionária em Taiwan, mostrou que colocar o público como parte da ação é a chave do sucesso.
A empresa instalou um outdoor interativo em um caminhão que, ao filmar os carros que passavam por ele, exibia de forma instantânea uma cotação de quanto os automóveis valeriam caso fossem revendidos.
O veículo passou por diversas ruas e atraiu tanto a atenção dos motoristas que tinham seus carros avaliados como também dos passantes curiosos.
Quem também investiu na participação do público foi a marca de chocolates Milka.
Apostando no lado sentimental dos seus consumidores, ela lançou a ação de marketing promocional “Concurso de Mensagens”, que foi realizada pela agência Saatchi & Saatchi na Ucrânia, na qual os consumidores da marca tiveram a oportunidade de apresentar mensagens de carinho para os seus entes queridos por meio de outdoors da Milka.
E não foi só ela que aliou a dinâmica das ações digitais com o apelo do marketing promocional.
Diversas ONGs e empresas despertaram esse lado sentimental com ativações sensíveis e pensadas com muito cuidado para despertar reflexão em seus participantes.
A Sociedade Holandesa contra o Câncer, por exemplo, emocionou dezenas de pessoas ao promover uma luta virtual contra a doença.
Em parceria com o designer holandês Thijs Biersteker foi desenvolvido um saco de boxe especial, equipado com telas de LED e sensores de impacto.
Para começar a experiência, a pessoa deveria dar informações como idade, sexo e estilo de vida. A partir desses dados, o sistema informava que tipo de câncer ela poderia ter de acordo com seus hábitos.
Logo em seguida, começavam a surgir manchas na tela que representavam as células cancerígenas e o participante precisava, literalmente, derrotá-las para lutar contra o câncer.
Ao final da ação de marketing sustentável, era possível fazer uma doação para a entidade. A ativação aconteceu em uma academia da Holanda e emocionou a todos ao lembrar que essa luta é a realidade de milhares de pessoas no mundo.
A Toyota também apostou na conscientização para convencer adolescentes a dirigirem de forma mais segura.
Durante o Detroit Auto Show, a montadora japonesa lançou um simulador de direção distraída usando os Oculus Rift como parte do TeenDrive365, iniciativa que oferece ferramentas, conselhos e eventos para ajudar os pais a incutir hábitos de condução mais segura nos filhos adolescentes.
Uma vez diante do volante de um modelo Toyota, o usuário coloca o fone do Oculus Rift para embarcar numa experiência de realidade virtual pelas ruas da cidade.
O desafio é permanecer focado e dirigir com segurança usando o volante e os pedais mesmo com as distrações dos barulhos do trânsito, das vozes dos amigos, do rádio e das mensagens de texto.
É claro que os smartphones e tablets não poderiam ficar de lado quando o assunto é marketing digital.
Muitas ações foram planejadas levando em conta a dinâmica e funcionamento desses aparelhos que se popularizam entre a população e hoje são objetos essenciais para o dia a dia.
A Burberry, por exemplo, fez uma parceria com a recém-criada companhia tecnológica Nova, da Dream Works Animation, para lançar uma ação de live marketing interativa apresentando uma nova tecnologia 3D.
Usando a plataforma de visualização da Nova, a Burberry desenvolveu uma novíssima experiência digital de mídia out-of-home, apresentando versões de seus icônicos cachecóis Heritage geradas no computador, com as quais os consumidores podem personalizar e brincar na famosa tela curva de Piccadilly Circus, em Londres.
A ação de live marketing permite que até cinco usuários explorem a ampla seleção de cachecóis Burberry em seus aparelhos celulares, personalizem seu modelo favorito com suas iniciais, e vejam sua criação aparecer projetada na gigante tela onde o cachecol irá voar comandado pela movimentação dos aparelhos.
Quem também investiu nos dispositivos mobile foi a Budweiser que deu uma dinâmica diferente para o tradicional formato de comercial. Apostando na emoção que a NFL proporciona, com suas estrelas, grandes jogos e eventos, principalmente o Super Bowl, a cerveja lançou aqui no Brasil uma ação em torno da Liga Nacional de Futebol Americano.
Mas não se trata apenas de uma propaganda convencional com um discurso emocional. A marca investiu todo seu potencial criativo e criou dois filmes em um.
Para isso, dois filmes foram gravados com a mesma locução e trilha sonora, mas com cenas totalmente diferentes, ambas perfeitamente encaixadas com o texto.
Um dos vídeos traz somente cenas de futebol americano e o outro é focado na produção da Budweiser. O grande diferencial desse comercial é que, quando os filmes são assistidos no smartphone, basta girar o celular para que o usuário pule de um filme para o outro, sem que isso interrompa o vídeo, com o texto e a trilha.
Para a visualização no desktop, há uma versão onde o usuário pode alternar os filmes arrastando um slider.
É claro que não poderíamos deixar de citar a franquia Star Wars que em 2015 deu um show no quesito ativações. A saga lançou aplicativos, games, realizou ações interativas e conseguiu inserir seus fãs dentro do universo dos guerreiros Jedi.
Além disso, outras grandes marcas embarcaram na febre do lançamento de “Star Wars – O Despertar da Força” e também apostaram em ações digitais.
É o caso do Google que lançou um game que transforma o smartphone do usuário em um sabre de luz, arma de Jedi que se tornou um dos símbolos da história.