Nossas vidas não são exatamente como planejamos, mas receber de braços abertos os desafios impostos e tirar o melhor destas situações é o tema da palestra A Vida após o Autismo, da jornalista e escritora Andréa Werner.
O evento integra a agenda da Semana Azul de Conscientização do Autismo, realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Blumenau e Microrregião – Ama Blumenau, e tem como patrocinadores Park Europeu, Viacredi e Silmaq. A palestra será sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 19 horas, em espaço no Shopping Park Europeu. A participação é gratuita e a indicação é livre.
Andréa Werner
Considerada uma das principais referências do Brasil quando o assunto é autismo, a jornalista e escritora Andréa Werner é autora do livro Lagarta Vira Pupa, lançado depois que o blog homônimo, onde conta as experiências vividas a partir do diagnóstico de autismo do Theo, se tornou uma verdadeira rede de informação sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. As várias abordagens que faz referentes ao tema também podem ser acompanhadas na coluna que assina na Revista Crescer.
Autismo
O Transtorno do Especto Autista – TEA, influencia diretamente no desenvolvimento e sociabilização do portador em diferentes níveis. Pesquisas estadunidenses apontam que lá, uma em cada 68 crianças nascem com o autismo. No Brasil, sem dados concretos, a estimativa é de que dois milhões de cidadãos sejam autistas.
Mundialmente, o mês de abril – principalmente o dia 2 – ganha várias ações de conscientização sobre o autismo, e, em Blumenau, está programado o Piquenique da Inclusão, que já é um dos principais eventos com o objetivo de integrar diversão e compartilhar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que conforme estimativas, deve estar presente em dois milhões de brasileiros.
Sábado, 7 de abril, a partir das 15 horas, o quinto Piquenique da Inclusão será no grande jardim da Família Strelow, nos fundos da casa 111, da rua Carlos Roesel, na Itoupava Central e os organizadores esperam receber 400 pessoas.
Promovendo inclusão, a partir da conscientização do autismo, o evento reúne famílias de crianças, tendo elas síndromes como autismo, down, com deficiências físicas ou cognitivas, ou não. Para as crianças, o único compromisso neste dia é brincar, sem que elas ou mesmo os pais precisem se preocupar com as diferenças. Já os pais aproveitam para conversar e fazer troca de experiências do próprio cotidiano e muita informação.
“A intenção desde a primeira edição sempre foi de reunir as pessoas que têm o mesmo anseio que eu, na luta contra o preconceito com as crianças autistas e aproveitar este momento de integração e dar a oportunidade para que as crianças possam se divertir juntas, sem levar em conta as diferenças.” destaca Simone Gadotti Strelow, mãe de dois meninos autistas e que é a idealizadora do Piquenique da Inclusão.
Leve o espírito de diversão e aproveite!
Assim como em outros piqueniques, as famílias levam a alimentação que irão consumir, toalhas para se sentar e pronto, é só aproveitar o espaço com um gramado de 800 m² envolto de muitas árvores. “Vira um verdadeiro café da tarde ao ar livre, já que muitas das famílias compartilham o que levam para comer em uma área de mesas.” complementa Simone.
Com parcerias e doações, a organização consegue também disponibilizar alguns alimentos e água, além de custear brinquedos maiores como tobogã inflável, cama elástica e piscina de bolinhas. Há voluntários que trazem atividades e realizam brincadeiras com as crianças.
Não é necessário confirmar presença para participar, mas as pessoas podem acompanhar outras informações e interagir na página do evento @piqueniquedainclusao, no Facebook. Para contatos diretos estão disponíveis o e-mail [email protected] ou telefone 47 999 474 566. No site piqueniquedainclusao.com.br tem informações sobre a história do do evento e fotos das edições interiores.
Os mesmos contatos podem ser utilizados por empresas e pessoas interessadas em parcerias e doações para o custeio de brinquedos, banheiros químicos e itens de limpeza. Qualquer doação é bem-vinda.