O décimo Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), que acontecerá de 10 a 13 de novembro, em João Pessoa (PB), abre as inscrições para que todos os interessados, das mais diferentes nacionalidades e setores da sociedade, participem do debate sobre a evolução da internet em âmbito global.
Há dez anos sob a reponsabilidade do secretário-geral da ONU, o Fórum reunirá representantes de governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. Para participar, basta registrar-se até 23 de outubro no site.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), reconhecido por seu modelo multissetorial de governança da internet, contribui com a realização do IGF 2015 oferecendo a infraestrutura necessária para o evento e também com participação ativa no Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o secretário-geral da ONU na organização do IGF.
Um dos representantes da Comunidade Científica e Tecnológica no MAG e conselheiro do CGI.br, Flavio Wagner, reforça que “Este é um evento único no mundo, pois reúne pessoas de diversas nacionalidades e experiências, que podem não só aprender mais sobre assuntos relativos à governança, mas também opinar e contribuir para o desenvolvimento da rede.”
Com o tema "Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável", o IGF 2015 prevê dezenas de debates que serão realizados durante a programação oficial e atividades paralelas ao evento.
As discussões serão guiadas pelos subtemas: Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura de Acesso; Reforçando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes.