No dia 21 de setembro, no hotel Windsor Barra, o presidente da Abih-RJ e Rio CVB, Alfredo Lopes, apresentou à imprensa da Barra da Tijuca as ações e os projetos de desenvolvimento turístico da região visando o período olímpico e pós-olímpico.
“Precisamos mostrar para os cariocas, e, principalmente, para os moradores da Barra, que o bairro será um dos mais visitados e repercutidos na mídia durante os Jogos Olímpicos. É importante estarmos preparados para receber o fluxo de turistas que está sendo esperado, e, por isso, estamos atuando em conjunto com a hotelaria, o comércio, os restaurantes e os shoppings a fim de organizar os serviços e oferecê-los como produto turístico.”, explica Alfredo Lopes.
Foto: Fernando Maia/RioTur.
O presidente pontuou, ainda, que as entidades vêm se reunindo com o empresariado local e com presidentes de importantes associações e instituições para criar um Comitê Gestor de Segurança que atuará, por meio de uma central de monitoramento, para prevenir e minimizar a insegurança no bairro.
“O investimento no projeto será 100% da iniciativa privada. Por meio de uma central de controle, que vai interligar as principais câmeras de segurança da Barra, iremos identificar os pontos frágeis e compartilhar com o poder público para que atuem efetivamente com policiamento preventivo e ostensivo.”, conta.
Durante o encontro, o diretor-comercial do Rio CVB, Michael Nagy, e a superintende da Abih-RJ, Theresa Jasen, apresentaram as ações já realizadas pelas entidades visando a comercialização do bairro e seus serviços para turistas e visitantes, entre eles o ProCap Barra e Região, programa de capacitação, o espetáculo pirotécnico do Réveillon 2015/2016 da Barra, que será organizado pela rede hoteleira local, e o Guia da Barra, o primeiro guia de turismo do bairro.