Experiência de Marca

ABRABE faz blitz em bar para promover responsabilidade no trânsito

Ação contou com a participação da atriz e humorista Priscila Castello Branco, que levou diversão e conscientização para o público que frequentava o Estepe Bar.

O Movimento Maio Amarelo faz 10 anos em 2023. Dessa forma, a fim de alertar sobre a importância de adotar medidas para a redução dos acidentes de trânsito, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – realizou uma verdadeira ‘blitz’ no Estepe Bar, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, para conversar com o público sobre o tema e identificar  o motorista da rodada. 

A ‘Blitz Sem Excesso’ contou também com a participação da atriz e humorista Priscila Castello Branco, que bateu um papo com quem estava curtindo o ‘happy hour’ no local na última quinta-feira, 18. 

A ideia criativa partiu da necessidade de alertar, de forma leve e descontraída, a população de que álcool e direção não combinam. Com isso, a entidade buscou engajar os frequentadores do bar que mostraram estarem atentos às recomendações para um trânsito mais seguro. Durante a ação, Priscila Castello Branco ainda aproveitou para reforçar algumas dicas para uma diversão mais responsável, como beber água, alimentar-se, conhecer a bebida que está consumindo e beber devagar. 

“Quando pensamos em promover conscientização sobre segurança no trânsito, um dos desafios era criar um filme leve, bem-humorado, e que não caísse no óbvio. A escolha acertada em trazer a Priscila Castello Branco como repórter da Blitz Sem Excesso garantiu que a gente alcançasse esse objetivo. Outro desafio era escrever um roteiro que fosse essencialmente digital, com a cara das redes sociais, e que dialogasse diretamente com os jovens, mas sem deixar de lado o caráter informativo sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas, que está diretamente ligado ao famoso “se beber, não dirija”, detalha Clara Camargo, roteirista do filme

Além da gravação do filme de 4” com registros no Estepe Bar, a ação também teve distribuição de tatuagens temporárias com mensagens de “se beber, não dirija” e “motorista da rodada”, que ainda ganhou um copo térmico como forma de celebrar quem cuida da segurança e da vida dos amigos e das pessoas ao redor. 

Se-beber, não dirija

Há mais de 25 anos, a ABRABE realiza ações para alertar sobre os perigos de aliar álcool e direção. Em 1996, a entidade se uniu à Prefeitura de São Paulo, à Companhia de Engenharia de Tráfego e ao Comando de Policiamento de Trânsito e, em uma campanha educativa, criou a célebre frase “se beber, não dirija”. O slogan ficou gravado na lembrança dos brasileiros e foi adotado não só pelos órgãos públicos, mas, também, em campanhas publicitárias de anunciantes do próprio segmento de bebidas e outros universos. A frase também conquistou seu espaço no universo digital, sendo adotada em posts e hashtags nas redes sociais. 

Para a presidente-executiva da ABRABE, Cristiane Foja, o projeto possui grande relevância para a sociedade como um todo. 

“Como entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias, é nossa missão junto à sociedade alertar sobre o não consumo de bebidas alcoólicas quando for dirigir. Esta ação inserida no Maio Amarelo foi uma oportunidade ímpar para exercitar nossa atuação setorial com base em responsabilidade social“, comenta. 

“Fiquei feliz de ver o engajamento e a receptividade ao tema pelo público presente. Mostra o quanto, juntos, podemos transformar a sociedade e evoluir em prol de um consumo mais responsável.”, conclui.

O filme e toda a campanha com as peças de social media sobre o Maio Amarelo estão disponíveis na plataforma SEM EXCESSO, página da ABRABE no Instagram e Facebook que trabalha com pautas de conscientização com relação ao consumo de bebidas alcoólicas. 

Foto: Divulgação