União expandirá qualidade na prestação de serviços para a arquitetura efêmera.
A Associação Brasileira de Fornecedores de Cenografia (Abrafec) e a Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Stands (Abrace) se uniram pelo fortalecimento e desenvolvimento da arquitetura efêmera no mercado de eventos.
As últimas novidades do mercado de live marketing estão aqui.
Leia também: MChecon reestrutura departamento de arquitetura.
Com esta junção, as instituições centralizaram serviços para somarem expertises e oferecerem melhores soluções, profissionais mais capacitados e condições mais equalizadas às empresas contratantes.
O objetivo da iniciativa é fazer com que a cadeia produtiva do setor de eventos passe a reconhecer cada vez mais as empresas que se comprometam com valores e condutas de qualidade e sustentabilidade.
Tanto a Abrafec quanto a Abrace já possuem um histórico de atuação nesta linha, como as normatizações em conjunto com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), além da difusão de conteúdos educacionais junto às redes Senac e Fatec.
“Assim como outros mercados, estamos passando por mudanças decisivas na área de eventos, onde a escolha de um fornecedor tem sido pautada essencialmente pelas verbas disponíveis. Isso faz com que idealizadoras de eventos optem por reduzir os custos de produção, acreditando que qualquer profissional possa realizar o trabalho de empresas especializadas em montagem e cenografia.”, explica Marcelo Soares, presidente da Abrace.
União potencializará empresas de arquitetura efêmera e comunicação entre entidades
Tanto para os associados da Abrafec, como para aqueles da Abrace, a união trará uma soma de benefícios, já que cada entidade oferece uma gama de serviços diferenciados, que estarão disponíveis conjuntamente, a partir de agora.
Além disso, as demandas vindas das montadoras de estandes e das empresas de cenografia passarão a ter um maior peso, com uma equipe aumentada e melhor preparada.
“Uma associação tem como propósito dar voz aos seus associados, além de estabelecer conexões com o mercado em que atua, parametrizando e estabelecendo critérios e posturas. Quando duas associações se enxergam como ‘irmãs’, já que atuam com empresas de segmentos muito próximos e falam com o mesmo mercado, significa que potencializaram suas atuações, somando suas habilidades e competências, trazendo assim maior amplitude e alcance em suas ações e propagando com maior intensidade os seus objetivos.”, pondera Leila Malvezzi Bueno, presidente da Abrafec.
Já para o mercado, a união das entidades oferecerá profissionais e empresas mais adequados à prestação de serviços, além do fortalecimento de uma atividade que é essencial para a área de eventos, a arquitetura efêmera.
Basicamente, a arquitetura efêmera, também conhecida como transitória, tem um caráter temporário, utilizada mundialmente na aplicação em eventos. Ela está presente na idealização de estandes, vitrinas, cenários de shows, exposições, desfiles, festas, entre outros.
“Temos um mercado com um leque bastante definido de atuação, como empresas de locação de espaços para eventos, empresas de locação de mobiliários, hotelaria, cerimonial, audiovisual, decoração, entre outros. Percebemos que este mesmo mercado, pela sua diversidade, valoriza as entidades de cada atividade envolvida. Então, o nosso trabalho é intensificar a rede de stakeholders, sua comunicação e expandir as fronteiras, num movimento saudável, ético e sistêmico.”, conclui Leila Bueno.