A Academia Brasileira de Eventos e Turismo confirma participação na 24ª edição da BNTM – Brazil National Tourism Mart, que acontece de 28 a 31 de maio no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Oportunidade de exposição de destinos e produtos turísticos do Nordeste brasileiro, o evento é realizado pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) e espera receber cerca de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade, de mais de 30 países, além das nove Secretarias de Turismo Estado do Nordeste. A expectativa é que, em 2015, sejam gerados cerca de R$200 milhões em negócios.
O secretário geral da CTI-NE, Roberto Pereira, também acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, é uma das personalidades do setor envolvidas no sucesso do evento.
Junto com Enid Câmara Vasconcelos, acadêmica e presidente da Câmara Setorial de Eventos dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, e do estudante e presidente do Salvador Destination, Paulo Gaudenzi.
A 24ª BNTM prevê dois dias de intensa programação, que inclui seminários de capacitação nas áreas de Cultura, Ecoturismo, Gastronomia, Roteiros, Luxo, Negócios, Religioso e Sol e Mar; Rodadas de Negócio; Arena Cultural; além de visitas programadas com grupos a vários pontos turísticos cearenses, como a Praia de Canoa Quebrada, Beach Park e Praia de Cumbuco.
Nos estandes, além da folhetearia promocional, os participantes vão conhecer ícones da gastronomia, como bolo de rolo de Pernambuco, broinhas de Maragogi (AL), o acarajé das baianas, o São João de Campina Grande, entre outros atrativos que marcarão presença na BNTM.
Em termos de negócios, a bolsa confirmou a participação de mais de 250 buyers de 43 países que representam uma importante fatia do mercado emissor da Europa e das Américas. A maior procura vem de países como Alemanha, Itália, do Reino Unido e Argentina.
A presidente da CTI/NE, Jeanine Pires, Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Alagoas, ressaltou que no evento as rodadas negócios são oportunidades de vender o turismo do Nordeste para os principais mercados da América do Sul, Central e a Europa.
Foto: Reprodução/Google.
“As grandes operadoras estrangeiras estão tendo o interesse rápido de participar da BTNM em Fortaleza, já que a questão cambial atual favorece a vinda de estrangeiros e o Nordeste está mais competitivo para o turista estrangeiro e brasileiro.”
Mais do que uma oportunidade de geração de negócios para o país, a participação na BNTM é uma indicação do apoio pela “luta por uma indústria da paz”, na opinião do diretor de comunicação da Academia e diretor presidente da IT Mice Travel Solutions, Ibrahim Georges Tahtouh.
Foto: Divulgação.
“O entendimento do Turismo e dos Eventos como objeto de exportação e de influência sociocultural e econômica me move há muitos anos e nos dá forças para debater políticas públicas, a exemplo da redução da alíquota do ICMS incidente sobre o combustível, que gira em torno de 17% nas operações de abastecimentos das aeronaves no Nordeste, e ações de ensino dirigido a criação de profissionais que vendam e operem nossos serviços com padrão internacional e cabeça global. Assim, enxergo que a participação na BNTM é uma oportunidade para estabelecermos diálogos que nos ajudarão a lutar por uma indústria da paz, que contribua para o crescimento do nosso país, porque beleza, gastronomia, povo amável e hospitaleiro nós temos.”, enfatiza.