Promoção intitulada “O Brasil vai bem com você” entrou no ar no dia 24/09, e encerrou-se quando o último par de calçados Mississipi foi encontrado. Em busca de ações diferenciadas para promover a marca de seu cliente Calçados Mississipi, a agência de comunicação Pro-Target desenvolveu ação de web marketing.
A princípio ela pôde ser vista como promoção, ou, o que seria mais apropriado, como game no estilo “caça ao tesouro”. Tratando-se da Era da Informação, no entanto, a “busca pelo tesouro” aconteceu dentro do Google Maps, num aplicativo gerado por intermédio do Google e hospedado no hotsite da promoção.
Nesta ação para o cliente Calçados Mississipi, do Grupo Dakota, a consumidora deveria buscar, por meio de dicas numa espécie de quiz, 100 pares de calçados escondidos na API do Google Maps. Os calçados estavam representados em vídeos inseridos em pontos turísticos do Brasil.
Para localizar os vídeos do calçado premiado, os internautas deveriam recorrer a dicas sobre onde encontrá-los. Cada dica oferecia informações sobre um determinado ponto turístico brasileiro. O participante escolhia uma dica e, ao descobrir a resposta do destino ao qual ela se referia, deveria procurá-la no aplicativo Google Maps dentro do próprio hotsite.
A partir daí, funcionava da mesma maneira quando algum endereço é procurado por meio do Google Maps. É só digitar o nome da cidade ou ponto turístico no campo “Pesquisar” e sair em busca do vídeo premiado. As primeiras 100 pessoas que encontraram os vídeos escondidos ganharam um par de calçados Mississipi.
A executiva de atendimento da Pro-Target para a conta Calçados Mississipi, Annie Müller, explicou como surgiu a iniciativa de investir numa ação do gênero: “A verba dos nossos clientes já está migrando para o mundo on-line há algum tempo, e, com a Mississipi, tivemos a sorte de contar com um cliente jovem e criativo que inclui no seu planejamento de mídia a demanda por ações diferentes na internet”.
Buscando interagir com as consumidoras, o núcleo de atendimento e web da Pro-Target uniu-se para chegar até a promoção intitulada “O Brasil vai bem com você”. O título refere-se ao slogan da Calçados Mississipi, “Tudo vai bem com você”, criado pela mesma agência. Para Annie, o diferencial de ter um departamento de web dentro de uma agência de propaganda convencional é, justamente, unir o posicionamento da marca às estratégias digitais. Um mesmo time pensando off e on-line.