Experiência de Marca

Veja as ações de guerrilha que foram destaque nestes cinco anos do promoview

Faz cinco anos que Promoview atualiza diariamente, sendo o UNICO com foco exclusivo nas ações de marketing promocional. É sabido que este mercado está em ascensão e, cada vez mais, outros veículos de comunicação publicam posts sobre esta disciplina.

Faz cinco anos que Promoview atualiza diariamente, com foco exclusivo nas ações de marketing promocional

É sabido que este mercado está em ascensão. A cada dia surgem pequenos blogs sobre o assunto, os tradicionais veículos especializados reorganizam sua linha editorial, todos correndo para oportunamente surfar esta onda. 

Ma só aqui no Promoview você vê e lê em primeiríssima mão as ações de guerrilha ao redor do mundo

Guerrilha é um termo que se refere originalmente à estratégia em que os combatentes de movem com extrema rapidez, geralmente com poucos equipamentos, mas contam com ataques-surpresa aos inimigos. 

Nesses casos, o investimento em material bélico não é grande, mas guerrilheiros conhecem muito bem o terreno de combate e, muitas vezes, contam com a ajuda da população. 

A-expressão foi reaproveitada para dar nome ao tipo de ação de marketing que ocorre sem investimentos altos e, na maioria dos casos, em uma curta duração de tempo, mas suficiente para chamar a atenção de um grande número de pessoas. 

Ações de guerrilha acontecem fora das mídias convencionais justamente com o objetivo de surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas mídias sociais. Por esse motivo, precisam “sair do quadrado”, ser criativas, extremamente originais e impactantes. 

A seguir, veja exemplos de campanhas de guerrilha. Em dois casos, todo o esforço do planejamento acabou prejudicado por falhas na execução, e as campanhas acabaram ganhando destaque na mídia não pelo sucesso, mas pelo fracasso da organização. 

NatGeo Suspende Blogueiro por Ganchos 

Em maio do ano passado, para apresentar a série Tabu América Latina, que teria como tema práticas culturais de comunidades latino-americanas, o canal de TV por assinatura NatGeo promoveu uma performance de suspensão corporal em plena Avenida Paulista, em São Paulo. 

Na apresentação, o canal colocou o blogueiro Rafael Mendes pendurado em posição vertical por dois ganchos inseridos em sua pele na região dos ombros. 

Mendes foi suspenso lentamente de dez em dez metros, até alcançar uma altura de 50 metros do chão, onde ficou por cerca de duas horas. 

Uma ação promocional que poderia ter gerado grande reputação para a marca acabou, por fim, comprometendo sua credibilidade em poucos minutos.