Experiência de Marca

Ações do GP de Promo em Cannes continuam

Esperamos que você não tenha esquecido o<em> case</em> do chocolate romeno Rom, GP de Promo & Activation - e também de Direct - do Festival de Cannes Lions 2011. Primeiro, pela perfeição e coragem da sua execução e, segundo, porque ele ainda não deu o que tinha que dar, como muitos podem pensar.

Esperamos que você não tenha esquecido o case do chocolate romeno Rom, GP de Promo & Activation – e também de Direct – do Festival de Cannes Lions 2011. Primeiro, pela perfeição e coragem da sua execução e, segundo, porque ele ainda não deu o que tinha que dar, como muitos podem pensar. Esta semana a organização do Eurobest anunciou uma distinção para a empresa romena Kandia Dulce como Anunciante do Ano.

O merecido prêmio é uma homenagem da organização do festival europeu de criatividade à “corajosa campanha American Rom”. American Rom foi conduzida pela BV McCann Erickson para a marca de chocolates Rom e consistiu na mudança temporária de imagem e de identidade nacional da marca. Reveja aqui a campanha.

Esta semana a marca de chocolates que ficou conhecida mundialmente, lançou uma nova ativação. Desta vez, na internet, e aproveitando o momentum da campanha premiada para promover uma mudança na imagem dos romenos. Quando procuramos por “Romanians are…” no Google, em diversos idiomas, as sugestões automáticas denigrem a população.

“Romenos são rudes” ou “Romenos são ladrões”, entre outras, são as primeiras opções que aparecem. Assim, a marca aproveitou a proximidade com o Dia Nacional da Romênia, 01/12, para sugerir uma mudança de atitude, da qual qualquer pessoa pode participar. O apelo da marca é para que qualquer pessoa registre no Google buscas como “Romenos são espertos” ou “Romenos são criativos”, entre outras frases positivas. Assim, com um grande volume de buscas, as sugestões automáticas na rede mundial podem ser alteradas. Não é genial?