A implantação de uma gestão organizacional saudável voltada para o bem-estar e a motivação dos funcionários é um dos papeis principais nas atividades do gestor moderno.
No entanto, esta não é uma tarefa das mais fáceis, pois, a motivação é uma qualidade peculiar a cada profissional, estando intimamente ligada aos significados e valores pessoais de cada indivíduo.
Por conta disso, ao tratar de motivação profissional, o gestor moderno deve pensar de maneira criativa e criar estratégias que influenciem positivamente e de forma mais humana no modo que seus funcionários encaram o trabalho no dia a dia e no nível de esforço que eles irão dispor para alcançar um bom desempenho.
Foto: Reprodução/Google.
Uma boa solução para isso é aproveitar o espírito positivo de datas sazonais como o Carnaval para realizar ações que impactem, incentivem e motivem seus funcionários de modo divertido e efetivo. Exemplo disso é ação da Leader Magazine, empresa de varejo brasileira, que criou uma campanha de premiação para motivar funcionários no Carnaval.
Pensando no perfil de seus colaboradores e em uma maneira criativa de impactá-los, a empresa vem criando há alguns anos um programa no período do Carnaval sobre o qual os funcionários ganham, por meio de sorteios e ações de desempenho, fantasias e ingressos em camarotes e festas das escolas de samba do Rio de Janeiro e em Blocos do Carnaval de Salvador.
Segundo os responsáveis pela campanha, já faz três anos que a Leader promove ações para motivar funcionários no Carnaval, tanto do Rio de Janeiro como de Salvador, e, por intermédio desses esforços, a empresa têm notado ao longo desse período uma melhoria significativa no ambiente organizacional, no nível de motivação dos colaboradores e também no desempenho deles, principalmente nessa época do ano.
Já a Wärtsilä, empresa de serviços navais, tem, desde 2010, uma parceria com escolas de samba do Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, a empresa também tem feito sorteios e promoções para funcionários, dando ingressos, camisas para shows e pulseiras para a área VIP do carnaval do Rio.
Além disso, uma das escolas sempre toca na festa de fim de ano da empresa, o que tem despertado o interesse de diversos funcionários, inclusive de José Oliveira, diretor de RH e atual instrumentista da bateria da escola, que diz que, além de ter despertado uma paixão pelo carnaval carioca, tem percebido na empresa uma melhoria no clima organizacional e evoluções de desempenho bastante significativas com as ações realizadas.
Um outro exemplo muito interessante deste tipo de iniciativa para motivar funcionários no carnaval, foi o caso de uma multinacional de automóveis que resolveu transformar uma conferência sobre assuntos internos em uma descontraída dinâmica com um “toque” carnavalesco.
A empresa reuniu centenas de colaboradores num evento em São Paulo. Após várias horas de palestras, os funcionários foram pegos de surpresa por um grupo de samba liderado pelo sambista e palestrante, mestre Adamastor.
Na dinâmica, os trabalhadores tiveram que assumir o desafio de formar uma escola de samba em apenas dez minutos. Divididos em grupos de cinco, os trabalhadores tiveram que aprender a tocar em tempo recorde um instrumento, seguindo as diretrizes dos músicos e do “mestre”.
A ação de marketing de incentivo, segundo ele, não se resumiu apenas a diversão, a ideia foi promover uma mudança no comportamento por meio da emoção e da alegria.
Esses são apenas alguns, de muitos outros exemplos, de ações de incentivo e motivação voltadas a datas sazonais. Devemos lembrar que, além do carnaval, existem diversas outras épocas do ano que podem ser aproveitadas para gerar benefícios e motivação aos colaboradores, como Dia das Mães, Dias dos Pais, Natal, entre outros.
Se a sua empresa já possui uma campanha de incentivo que perdure durante o ano, poderá também aproveitar essas datas especiais, seja o carnaval ou qualquer outra, como potencializadores de sua ação para gerar ainda mais motivação e desempenho em seus funcionários, seja fornecendo premiações voltadas aos períodos comemorativos ou implementando a campanha com alguma outra atividade.
Por Equipe Editorial – WLC – World Line Commercial.