Com o resultado negativo do Dia das Mães, que teve uma queda de 3,9% nas vendas em comparação a 2014, comerciantes, marcas e empresas estão com receio dos resultados do Dia dos Pais. Todos os setores envolvidos com a data não estão com grandes expectativas por conta da crise.
Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), por exemplo, aponta que o segmento espera um incremento de apenas 5%, estimativa menor que ano passado.
De acordo com a superintendente da entidade, Adriana Colloca, a situação econômica tem pesado sobre o setor, mas de maneira menos acentuada que em outras modalidades do comércio varejista.
Foto: Reprodução/Google.
Muitos centros de compras e comércios em geral têm apostado em ações promocionais mais tradicionais evitando, assim, grandes gastos, e esperando um retorno positivo. Isso porque apesar da queda nas expectativas de vendas, os consumidores ainda mostram grande interesse em presentearem seus pais.
Uma pesquisa realizada pela Hibou em cinco Capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília – indica que 69% dos brasileiros pretendem prestigiar a data com presentes. Entre os entrevistados 60% irão presentear o próprio pai, 10% o esposo, 8% vão fazer aquele agrado para o sogro e 5% presentearão o avô.
Fatores como, promoções, descontos, kits especiais, vantagens na compra de mais de um presente, vitrina organizada e bom atendimento podem ajudar os varejistas a aproveitarem o movimento. Uma loja de roupas masculinas, por exemplo, pode montar kits com camisa e gravata com preços mais atrativos.
Shoppings
Como é de costume, os centros de compras apostaram mais uma vez nas tradicionais ações promocionais de compre e ganhe, brindes e sorteios. O Costa Dourada, nesse ano, lançou a promo “Um momento em família é tudo”.
A ação de marketing promocional, que teve início em 1º de agosto, encerra na próxima terça-feira (11/08), vai sortear duas diárias (até quatro pessoas), com pensão completa, no hotel Best Western Solar, em Porto de Galinhas. Para participar do sorteio basta trocar R$ 200,00 em notas de compras das lojas do centro de convivência por um cupom.
O BH Shopping investiu no perfil do pai trabalhador e aventureiro, e dará de presente um Jeep Wrangler. A ação promo termina hoje (09/08) e a dinâmica também é de troca de notas fiscais por cupons.
No Alameda Shopping, em Taguatinga (DF), a estratégia foi apostar nos queridos brindes promocionais. Até o dia 15 de agosto, a cada R$ 100,00 em compras e mais R$ 15,00, o cliente troca a nota fiscal por um relógio de pulso.
Foto: Felipe Menezes.
Os shoppings cariocas optaram por investir em campanhas e ações diferenciadas para atrair os consumidores para os grandes centros comerciais. O Grande Rio e o Pátio Alcântara terão ações promocionais até o dia 15 desse mês.
O “Fusca”, carro ícone de diversas gerações, é tema da exposição promovida pelo Grande Rio, para presentear não só os pais como também filhos. A mostra funciona até o próximo sábado (15/08), das 10h às 22h e a entrada é gratuita.
Já no Pátio Alcântara, consumidores que realizarem compras a partir de R$ 200,00 têm direito a uma caldereta com estampa exclusiva do shopping. A promo segue até o dia 14 de agosto.
Muitos malls optaram por realizar atividades e atrações de lazer para conquistar a família nessa data comemorativa. O ParkShoppingBarigüi, por exemplo, resolveu ajudar os clientes que ainda estavam em dúvida de que tipo de presente iriam dar para os pais. O centro de compras organizou uma consultoria para auxiliar na hora da compra.
O serviço é gratuito e oferece sugestões de presente por meio do WhatsApp. Para utilizar, é necessário adicionar o telefone 41 8773-7200 e contar um pouco sobre o estilo do papai. Para quem deixou para última hora a compra da lembrança, ainda dá tempo de utilizar a consultoria.
Marcas e Empresas
Mas não foram só os centros de compras que apostaram no Dia dos Pais. Grandes marcas e empresas também realizaram ações para estreitar relações com seus clientes.
Para celebrar o Dia dos Pais, Bozzano, marca que há 67 anos cuida dos hábitos e costumes de beleza masculinos, promoveu uma ativação divertida e interativa na web para seus consumidores.
Até o dia 07 de agosto, a marca presenteou os internautas com caricaturas personalizadas de seus pais vestidos de super-heróis.
“Queriamos interagir com nossos consumidores em um momento especial e oferecer a eles um presente da marca, levando também o bom humor além do cuidado, e reforçando que Bozzano está presente em todos os momentos da vida do homem.”, comenta Regiane Bueno, diretora de Marketing de Bozzano.
Já a Natura apostou em uma campanha digital para a data, que foi desenvolvida pela agência Salve, a partir de uma ação de marketing promocional que exibiu a emoção entre filhos e os seus heróis em uma homenagem surpresa.
No intervalo de uma partida de futebol com um público de mais de 30 mil pessoas em São Paulo, oito pais foram surpreendidos com depoimentos de seus filhos no telão do estádio. As reações dos pais, presentes na arquibancada ao lado dos filhos, foram capturadas por câmeras e exibidas em tempo real nas telas. O sentimento tomou conta da torcida, que parou, prestou atenção, e, principalmente, se emocionou.
Toda a ação foi filmada e transformada em um vídeo promocional da marca que pode ser conferido logo abaixo:
A L’Oréal Paris, em parceria com a agência Attach Eventos, lançou a ação Polo Red Challange, dos perfumes Polo Red e Polo Red Intense. Nela, um contemplado poderá viver a experiência de dirigir as máquinas mais velozes do mundo – Lamborghini Aventador e Huracán – no Autódromo Palm Beach International Raceway, na Flórida.
Além disso, o vencedor ainda fará parte do Lamborghini Academy Esperienza, programa de condução desenvolvido pela marca projetado especialmente para realçar o desempenho, poder e controle desses bólidos ultravelozes.
Para concorrer a essa superexperiência, o consumidor terá que adquirir qualquer perfume Ralph Lauren acima de 50ml nas Lojas Renner e se cadastrar no hotsite até o dia 31 desse mês. A ação promocional foi criada especialmente para o Dia dos Pais e o vencedor irá curtir o prêmio em dezembro desse ano.
Já a Sidra Cereser promoveu na fan page Cereser Times a ação “Meu Pai é Camisa 10”. Até o dia 06 de agosto, os torcedores puderam enviar fotos ao lado do seu pai com camisas, bandeiras, bonés e outras peças que expressassem a paixão pelos seus times. As imagens serão publicadas hoje e podem ser compartilhadas na rede social Facebook.
As companhias áreas também não ficaram de fora e apostaram na sensibilização e no laço entre pai e filho para impactar seus clientes. A GOL selecionou três histórias reais e inspiradoras de pais que romperam fronteiras para realizar o sonho de seus filhos e que refletem o real sentimento paterno, de que não há orgulho maior do que ver os filhos voando com as próprias asas.
A narrativa foi construída para a campanha “Pais que ensinam a voar”, que está sendo apresentada nas redes sociais da companhia, em comemoração à data. A criação do vídeo é da Ampfy e a TLB foi a produtora responsável por registrar e editar as imagens. Para assistir ao vídeo é só acessar o link.
Já a Azul Linhas Áreas se uniu com a Imaginarium para surpreender seus passageiros e também ajudar um de seus colaboradores a prestar uma homenagem nos Dia dos Pais.
Na ação de marketing promocional a companhia ajudou Leonardo Nunes a homenagear seu pai e grande herói, Augusto Nunes, que foi quem o inspirou a se tornar piloto de aviões.
Leonardo gravou um depoimento dentro da aeronave pilotada por Augusto Nunes, um vídeo que emocionou aos passageiros e a tripulação do voo, expressando toda sua admiração e carinho por seu pai. Além da surpresa com a homenagem ao comandante, os passageiros foram presenteados com produtos Imaginarium. O vídeo da ação pode ser conferido abaixo: