Durante o evento adidas ADIZERO: ROAD TO RECORDS 2023, que aconteceu no último sábado (29), dois recordes mundiais sub-20 foram quebrados nos 5km e 10km femininos.
Na terceira edição do evento, atletas de elite da adidas de todo o mundo competiram em distâncias de 5km, 10km e 21km em busca de tempos rápidos, calçando modelos da franquia ADIZERO. As corridas aconteceram em um percurso exclusivamente projetado no campus da adidas HQ World of Sports em Herzogenaurach, na Alemanha. Todas as corridas foram transmitidas no canal da adidas no YouTube.
Bertukan Welde Sura, que deu início ao evento em grande estilo, se apresentou ao cenário mundial com apenas 18 anos e venceu sua primeira meia maratona após uma batalha acirrada entre outras três etíopes, terminando com o tempo de 1:07:44. Já na meia maratona masculina, Tadese Takele, de 20 anos, alcançou uma vitória impressionante em 1:00:04.
Em um novo recorde mundial sub-20, nos 10Km femininos, Senayet Getachew fez história aos 17 anos de idade, cruzando a linha de chegada com o tempo de 30min34s. Enquanto isso, quatro recordes nacionais caíram na mesma corrida com Joan Chelimo Melly superando o recorde romeno com o tempo de 31:21, já o recorde polonês foi quebrado por Angelika Mach, chegando em 34:01 – 1:33 abaixo de seu melhor tempo na vida. Além disso, também nos 10K femininos, a sueca Sanna Mustonen estabeleceu mais um recorde nacional, com 35:22, e, por fim, Chiu Lo Ying, de Hong Kong, conquistou, com o tempo de 36:55, o novo recorde.
Já nos 10K masculinos, o queniano Sabastian Sawe dominou os recordistas mundiais do passado e do presente, batendo cinco segundos de seu recorde pessoal para conquistar a vitória em 26:49 – o quinto 10KM mais rápido da história mundial.
Dando continuidade, a categoria de 5K masculinos e femininos fecharam o dia. No feminino, é claro, mais um recorde mundial caiu com Medina Eisa Kumanda estabelecendo um novo recorde mundial sub-20* com o tempo de 14:46, superando as compatriotas para vencer e escrever seu nome. Ela cruzou a linha de chegada à frente de Senbere Teferi, segundo lugar, e Girmawit Gebrzihair, que alcançou um novo recorde pessoal com o tempo de 14:48.
Por fim, nos 5K masculinos, Birhanu Balew veio de trás para vencer na reta final, cruzando a linha de chegada com o tempo de 13:06, caracterizado como o terceiro melhor tempo do mundo neste ano, além de um recorde nacional. Na mesma prova, o burundiano Rodrigue Kwizrea alcançou uma nova melhor marca para o seu país, com 13:11. O melhor tempo dos 10km sul-africanos também caiu, já que Ryan Mphalele chegou em quinto lugar, com o tempo de 00:13:24, 6 segundos abaixo da marca anterior.
Os competidores usaram modelos da franquia ADIZERO da adidas para celebrar o legado por trás da franquia responsável por nove recordes mundiais nos últimos dois anos. A franquia em questão é a família de corrida rápida da marca, oferecendo tênis para atender às necessidades de corredores ambiciosos. Os atletas optaram pelo ADIZERO ADIOS PRO 2 ou ADIZERO ADIOS PRO 3 para a meia maratona e o ADIZERO TAKUMI SEN 9 para os 5k e 10k. No mais, O ADIZERO ADIOS PRO 2, ADIZERO ADIOS PRO 3 e ADIZERO TAKUMI SEN 9 já estão disponíveis para compra através do aplicativo da adidas, online e nas lojas em todo o mundo.
Fotos: Divulgação