Semanas atrás fui convidado a participar da “Proweek” da escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.
Tive uma grata e enorme surpresa.
Não conhecia o projeto, e fiquei muito feliz ao encontrar uma agência completa funcionando sob a coordenação da professora Thaiza Martins.
A AGCOM é a agência experimental de comunicação da Universidade, e, desde sua fundação, em 2007, na unidade Mooca, tem como principal objetivo proporcionar experiência aos alunos.
A agência trabalha com clientes reais, e busca realizar com excelência as suas demandas, possibilitando que o aprendizado seja fiel ao que acontece no mercado de trabalho.
Digo que é uma agência completa, e com isso quero dizer que tudo funciona como acontece em qualquer lugar do mercado.
Os alunos desempenham o papel de cada função existente, do atendimento à criação, passando pela produção, eventos, brindes, redes sociais e tudo o mais.
Missão da AGCOM – Nossa missão é atender com excelência as demandas dos clientes e contribuir para o conhecimento dos alunos por intermédio da prática profissional.
E antes que pensem que a AGCOM só faz serviços internos para a universidade, já adianto que muitos de seus clientes são empresas externas, de todo tipo de atividade, que desenvolvem trabalhos com a agência.
Visão da AGCOM – Nossa visão é ser uma agência experimental de referência pela qualidade dos serviços prestados.
Valores da AGCOM – Os nossos valores são comprometimento, inovação, conhecimento e desenvolvimento.
Algumas empresas confiaram à AGCOM a missão de desenvolver tarefas reais, que foram produzidas, veiculadas, utilizadas.
Os jobs foram remunerados, de uma forma singular. Recebido o briefing, o custo era apresentado em forma de necessidades, que a AGCOM tem, naquele momento: armários, materiais, equipamentos. A empresa que utiliza o serviço doa algum destes itens para a agência ao final do job entregue.
Ok, mas e os alunos? Os alunos saem com um certificado de estágio válido para, após a universidade, poderem concorrer com qualquer outro candidato às vagas que aparecerem no mercado de trabalho.
Inserção no mercado de trabalho – AGOM – Tendo em vista a inserção dos alunos no mercado publicitário, a AGCOM trabalha com clientes reais e proporciona aos mesmos a experiênci de trabalhar em uma agência de qualidade.
Neste momento tão complicado que passa nossa Educação, acho importante registrar, apoiar e divulgar estas iniciativas tão interessantes.
Sem dúvida existem 3 lados nesta moeda: dois deles, naturalmente na mesma face. A universidade pela coragem de topar um projeto desta natureza e os seus alunos que confiam no projeto como instrumento de aprendizagem eficiente e eficaz na medida em que estão trabalhando em jobs de verdade.
O outro lado, muito, muito importante. As empresas que confiam suas necessidades a uma agência formada por alunos.
Esta nuance é sensacional. É reveladora, no meu ponto de vista. Nós que recebemos jovens, em início de carreira, e muitas vezes não ficamos satisfeitos com o nível de conhecimento para exercer atividades em alguma área, deveríamos pensar seriamente se este não é um caminho possível para dar mais experiência a esses profissionais que iniciam no mercado de trabalho.
Fica a dica. Será que conseguimos criar algo diferente neste sentido? Vamos pensar em alguma coisa? Compartilha com agente.
Por Luiz Fernando Coelho.