Alvos de uma das maiores discussões do mercado turístico nos últimos anos, os agentes de viagem já ouviram de muitos a seguinte expressão: “a profissão irá acabar”. O tema gera polêmica. Uns concordam e outros não.
Alguns fatores contribuem para o pessimismo como o avanço da internet e as facilidades como pesquisa de hotéis, reservas de passagens, bookings e o novo turista que viaja por conta própria, sem precisar de intermédio. Por outro lado, muitos profissionais garantem que a fase é de adaptação e melhorias.
O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 09 a 12 de novembro, é feito para dar palco ao agente de viagens já há 29 anos. Por isso, ouvimos alguns profissionais desta área para saber o que pensam sobre o momento da profissão no Brasil. A constatação é de que o otimismo dá o tom e os agentes de viagem sabem que a competitividade aumenta. A maioria entende que a constante capacitação, atendimento diferenciado e personalização dos serviços fará a diferença para manter a categoria forte e atuante.