Vou mostrar pra você como fazer marketing de um jeito ágil, com uma estratégia que promete trazer mais eficiência, rapidez e produtividade ao seu negócio.
Adaptar-se às mudanças, trabalhar colaborativamente e aprender com o fracasso são alguns dos princípios do agile marketing, uma filosofia que começou há quase uma década e recentemente se tornou uma necessidade para as empresas com a chegada do Covid-19.
O 3º Relatório Anual sobre o Estado do Marketing Ágil trouxe números interessantes sobre o impacto da ferramenta no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, a adoção da metodologia saltou de 32% em 2019 para 42% em 2020.
Além disso, estão mais alinhados, tanto na estratégia quanto na visão de negócios. Além do mais, os funcionários são mais propensos a aproveitar as novas oportunidades.
Existem vários motivos pelos quais os profissionais de marketing adotam a metodologia ágil em sua rotina. Para 58% dos especialistas, a ferramenta é indicada porque tem o poder de melhorar a produtividade no trabalho. 54% deles acreditam que otimiza a capacidade de gerenciar prioridades em mudança.
Pela nossa experiência na indústria de marketing, vemos como alguns clientes geram várias campanhas ao mesmo tempo e de forma automatizada, mostrando que uma metodologia ágil que melhora velocidade, previsibilidade, transparência e adaptabilidade deve ser uma prioridade.
A seguir, listamos 7 ideias a serem levadas em consideração ao adotar uma abordagem na área de agile marketing:
1. Crie uma equipe de marketing pronta para atacar
Reúna um pequeno grupo de pessoas talentosas que trabalham rapidamente e possuem habilidades multifuncionais. Por exemplo, se for um projeto de campanha de e-mail marketing, a sala deve incluir um redator, um designer de UX, um programador e um estrategista de marketing.
Suas responsabilidades incluem a execução colaborativa de testes A / B para encontrar o melhor caminho criativo e narrativo para o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing.
2. Escolha ferramentas que melhorem a comunicação e a eficácia da equipe
É fundamental contar com ferramentas e processos eficazes que ajudem a fortalecer a comunicação e a sinergia entre as partes interessadas da área. Algumas dessas ferramentas podem ser Asana, Monday, BaseCamp, para citar alguns.
3. Priorizar hipóteses sobre opiniões e convicções
O marketing é uma área puramente intelectual e criativa, o que o torna intrinsecamente complexo e não linear. Portanto a sua execução deve ser realizada através de um processo de feedback de táticas e estratégias que contemple a implementação, medição e aprendizagem contínua.
4. Colaboração com foco no cliente
Não é segredo que o marketing deve estar focado nas necessidades do cliente, por isso a tomada de decisão deve estar sempre focada neles, de forma integral – não isolada – ou nunca de uma posição hierárquica.
5. Desenvolva campanhas adaptáveis ??mais como “megacampanhas”
Pensar em pequenas estratégias e executá-las rapidamente em um esquema não linear e adaptativo é altamente conveniente. Por exemplo, o teste A / B fornece informações valiosas para um conhecimento real dos clientes e permite ajustar o planejamento de acordo com o que realmente funciona.
6. Descubra o cliente sem previsões estáticas
Levando em consideração o foco adaptativo, é possível conhecer os clientes de forma dinâmica por meio de suas interações.
7. Planeje de forma flexível e contínua
Não há nada de errado em planejar quando se pensa em mudanças. Por exemplo, quando um projeto inclui uma alta carga de criatividade em ambientes complexos e mutáveis, os planos rígidos são especulativos e não refletem a realidade, portanto, não agregam valor.
Mas, como surgiu a metodologia de agile marketing?
A metodologia ágil como a conhecemos remonta a 2001, em resposta às abordagens em cascata de gerenciamento de projetos, que são normalmente organizadas como uma série de sequências lineares.
Consequentemente, um grupo de desenvolvedores de software escreveu o Manifest for Agile Software Development, com uma nova abordagem para o desenvolvimento de software que inclui quatro características fundamentais:
· Pessoas e interações antes de processos e ferramentas.
· O software em operação, antes da documentação exaustiva.
· Colaboração com o cliente antes da negociação contratual.
· A resposta à mudança, em vez de adesão a um plano.