O Airbnb mudou sua fonte a fim de deixar a identidade visual da empresa padronizada em todas as suas plataformas. Além disso, a empresa queria algo mais legível em situações diversas, como baixa resolução e outdoors.
Batizada de “Cereal”, a nova fonte foi desenvolvida exclusivamente para o Airbnb com a ajuda da Dalton Maag.
O espírito da nova fonte é “um tipo de letra brincalhão, aberto e simples com um toque de peculiaridade”, como define Derek Chan, líder criativo de Marketing da Airbnb.
Ainda segundo o criativo, o Airbnb tem necessidades específicas de negócios em relação à distinção, legibilidade e escalabilidade da marca, que nenhum tipo de fonte disponível estava abordando.
“Queríamos um tipo de letra que funcionasse perfeitamente on-line e off-line, ao mesmo tempo em que refletia nossa personalidade de marca, por isso decidimos criar a nossa própria.”, diz Chan.
Ao projetar a nova fonte, a empresa queria ter certeza de que ela representaria seus valores. “Nossa missão é que qualquer um possa pertencer a qualquer lugar, e a tipografia ajudará a preparar o caminho para chegarmos lá.”, explicou Chan.
A nova fonte ainda não oferece suporte a todos os idiomas, como chinês e japonês.
Mas a empresa já planeja criar uma versão que funcionará para esses idiomas e alguns outros, como árabe e grego.