A-Fifa anunciou nova bola para as semifinais e a grande final no Mundial do Qatar
A Copa do Mundo do Qatar 2022 chega à sua reta final com a disputa das semifinais. Croácia x Argentina, de um lado, e Marrocos x França, de outro, são os dois jogos que vão definir os finalistas.
Uma das novidades surpreendentes que a FIFA anunciou foi a troca da bola para os duelos das semifinais , assim como a disputa de terceiro e quarto lugares e, claro, a grande final.
A nova bola é a Al Hilm, substituindo a Al Rihla, a bola com a qual se jogou até agora também é fabricada pela “Adidas”, traduzida do árabe como “o sonho”.
Por que a bola da Copa do Mundo Qatar 2022 foi trocada?
Como a FIFA anunciou, “a bola apresenta os mais recentes avanços em design e a mesma tecnologia vinculada à Adidas que Al Rihla continha e que durante esta Copa do Mundo ajudou muito os árbitros a tomar decisões com mais rapidez e precisão”.
Combinando os dados da bola capturados pelos sensores IMU dentro da bola e aplicando inteligência artificial, a nova tecnologia suporta o sistema de impedimento semiautomático, especialmente ao fornecer o momento exato em que a bola é jogada em situações de impedimento apertadas.
“Com o desenvolvimento da tecnologia vinculada à bola, a Adidas possibilitou à equipe do VAR um novo patamar de informações muito importantes. Os dados fornecidos pela bola abrem as portas para uma nova forma de entender e narrar as jogadas nesta Copa do Mundo”, explicou Johannes Holzmüller, diretor da Divisão de Inovação Tecnológica em Futebol da FIFA.
A grande diferença em relação à bola anterior é sua composição, respeitando o meio ambiente: “todos os seus componentes foram minuciosamente analisados, a ponto de Al Hilm ser a primeira bola para as semifinais e a final da Copa feita exclusivamente com tintas e colas à base de água.”.