Desde o início do projeto, que é o primeiro negócio 100% social da Ambev, a empresa ajuda a levar água para 35 mil pessoas que sofrem com a seca em comunidades rurais do Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Pernambuco.
A água mineral AMA acaba de atingir a marca de R$ 3 milhões em lucro de vendas em pouco mais de um ano e meio de existência.
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Desenvolvida pela Cervejaria Ambev, AMA é um negócio social que reverte todo seu lucro para apoiar e desenvolver projetos que levam água de qualidade para famílias que vivem no semiárido brasileiro, região que mais sofre com a seca no País.
“Imagine abrir a torneira de casa e não ter água para escovar os dentes, tomar banho ou mesmo beber. E para conseguir água potável será necessário caminhar por seis horas. Essa é realidade de muitos no semiárido brasileiro e não podíamos ficar de braços cruzados diante dessa realidade. Com a AMA temos um desafio enorme pela frente, mas sabemos que um importante passo já foi dado para mudar a realidade dessas pessoas. Para continuar precisamos que mais consumidores se envolvam e entendam que quando você escolhe AMA, ajuda a levar água para quem mais precisa.”, explica Carla Crippa, diretora de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
Atualmente, são 29 projetos no Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Pernambuco, realizados em parceria com a Fundação Avina, Organização Não-Governamental focada em desenvolvimento sustentável.
Em cada comunidade é feito um diagnóstico para entender a causa principal do problema e como ajudar. As soluções variam de acordo com cada caso e incluem a perfuração de poços profundos para captação de água, placas solares para baratear o custo de distribuição e também garantir a sustentabilidade ambiental, revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes, construção de cisternas em escolas, juntamente com sistemas de reuso de águas cinzas, manejo de hortas e capacitações em meio-ambiente, recursos hídricos e manejo de hortas e sistemas de reuso.
As soluções são implementadas com o envolvimento dos parceiros locais e das comunidades, visando à sustentabilidade do sistema e também à conscientização da população quanto ao uso e aos cuidados com a água.
“São 35 mil pessoas contempladas por meio de 29 projetos, distribuídos em todos os nove Estados do semiárido. Acreditamos que acesso a água é muito mais do que ter água para beber. O acesso a água tem o potencial de transformar a saúde, a educação, as relações sociais e a situação econômica dessas famílias.”, completa Carla.
AMA pode ser encontrada para venda em garrafas de 500ml em redes de supermercados, bares e restaurantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal.
É possível comprar também pelo site.