Dados da ONU revelam que mais de 21 milhões de pessoas passam fome no Brasil e outros 70,3 milhões estão em situação de insegurança alimentar, segundo a FGV Social. Enquanto isso, cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, de acordo com a FAO/ONU. Foi diante desse cenário que a Ambev se juntou a empresas parceiras para desenvolver um plano de ação para combater a fome no País.
“Estamos dando mais um passo importante rumo ao que acreditamos. Temos a missão de incluir 5 milhões de brasileiros produtivamente nos próximos anos, mas não tem como avançar se parte da nossa força de trabalho passa fome. É urgente pensar em soluções que tragam dignidade para nossa gente. E isso começa dentro de casa, quando temos acesso ao que é essencial para sobreviver”, conta Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev.
A companhia colocou à disposição do projeto seus 97 Centros de Distribuição pelo Brasil para apoiar a iniciativa e alavancar a doação de alimentos vindos de diversos pontos do País. “Desde o início do projeto, nosso principal objetivo era alcançar todo Brasil. Sabemos da complexidade do tema e que o caminho é longo, mas reconhecemos que, com o nosso tamanho, conseguimos gerar impacto positivo para nossas comunidades e apoiar os brasileiros com suas necessidades”, explica.
A Comida Invisível é uma startup social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, que através da tecnologia, integração e processos, conecta alimentos que perderam o valor comercial com quem precisa. Com a orientação de nutricionistas, diversos pontos de venda se engajam na missão de redução do desperdício, contribuindo com uma distribuição de alimentos mais justa, além de ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa no planeta.
Foto: Divulgação