A maior premiação do marketing promocional brasileiro, o Ampro Globes Awards, já tem os seus finalistas. Ao todo, mais de 300 cases de todo o Brasil foram inscritos nesta 12ª edição do prêmio, dos quais 91 foram classificados para a “Etapa Nacional” da premiação.
Quinze agências serão prestigiadas com troféus de Ouro, Prata e Bronze na cerimônia de premiação, que serão entregues no próximo dia 31/07, em São Paulo.
Participaram do júri 14 profissionais multidisciplinares, representantes de clientes, veículos, agências e Academia. “A participação deste grupo foi muito especial, obtivemos resultados coesos na etapa on-line e ricos debates na etapa presencial, que permearam a análise de quase uma centena de cases”, afirmou Flavia Goldenberg, presidente do júri da 12ª edição do Ampro Globes Awards.
Para Sandra Zanetti, diretora de Assuntos Técnicos e Institucionais da ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes, os trabalhos apresentaram boa qualidade de criação, execução e resultados.
“Fiquei muito feliz em ver os cases que foram inscritos e, em algumas categorias, ficou difícil premiar apenas um Ouro, como diz o regulamento. Conseguimos ver o engajamento das agências em trabalhos cada vez mais primorosos e inovadores, o que mostra a maturidade deste mercado no Brasil”, disse Sandra.
Na opinião de PC Dias, da Mazah Live Marketing, que também fez parte do júri de 2012, o Ampro Globes se estabeleceu como a principal e mais genuína premiação do setor promocional, característica que beneficia o julgamento.
“Por ser genuína, é a premiação que mais compreende os meandros da atividade promocional, o que favorece um julgamento realmente embasado, considerando todas as premissas necessárias para isso”, analisou.
Dias também comentou sobre os trabalhos analisados. “A rigor, o júri avalia três quesitos em cada case: conceito criativo, execução e resultados. É necessário salientar que muitos cases que não foram premiados tiveram consenso ao serem considerados ‘bons trabalhos’ ou ‘trabalhos que atenderam plenamente seus clientes’. Porém, belíssimas execuções não foram suficientes para convencer o júri, que buscava encontrar o raciocínio estratégico e a solução criativa mais pertinente e efetiva, dentro de cada categoria.”
Já Mario Nascimento, da Hands, avaliou como “tímidos” os resultados gerais e atribui o fato à qualidade dos briefings recebidos dos clientes. “Se considerarmos como medida de um festival as novas ideias apresentadas, podemos dizer que os resultados foram tímidos, levando o júri a premiar o melhor dos iguais. Como o baixo nível de criatividade é geral, isso denota mais uma questão estrutural da demanda pelos clientes do que falta de potencial das agências. Onde se viu mais criatividade, no sentido de explorar ideias novas, foi na categoria que reunia os cases de baixo investimento. No geral a execução deixava a desejar, mas a ideia central destacava-se”, avaliou.
De acordo com Flavia Goldenberg, a exigência foi grande e os critérios de escolha rigorosamente seguidos, o que refletiu a preocupação em premiar somente cases realmente merecedores dos respectivos troféus.
“Muitos de nossos jurados haviam acabado de desembarcar de Cannes, trazendo na bagagem uma visão internacional da estrutura de premiação. Acreditamos que isto nos ajudará a conquistar prêmios na Etapa Internacional do Globes, uma vez que os finalistas conquistam o direito de participar de mais esta etapa”, enfatiza Flavia.
Para a presidente do júri, nos últimos anos o Ampro Globes Awards vem evoluindo em diversos aspectos, as agências têm aperfeiçoado seu know how na participação do prêmio. “A cada ano temos defesas e conceituações mais claras e objetivas, dados e métricas mais elaboradas na tradução dos resultados alcançados”, finalizou.
Confira os finalistas nas 16 categorias da etapa nacional do Ampro Globes Awards 2012
I – Melhor Campanha de Comunicação Integrada
– b!brraz – Tic Tac Loucos por Canela
– Gruponove – Caçada Listerine
– NewStyle – Tá Lisinho – Mais que um lançamento, um movimento
II – Melhor Campanha de Patrocínio ou TIE-IN
– Rio 360 – Bloco Azul TIM
– Tudo Eventos e Promoções – Cozinha Experimental Nestlé
– Tudo Eventos e Promoções – Experiência RFID 180 graus
III – Melhor Uso de Marketing Direto
– Não houve finalistas
IV – Melhor Ideia ou Conceito Inovador
– Ampla Promo – Penteadeira Natura Una nos aeroportos
– Marcativa Comunicação Estratégica – Pedágio Pepsi
– NewStyle – Casa da Família Brasileira
V – Melhor Uso de Mídia Interativa
– Router Group – Lançamento Uncharted 3
– Tudo Eventos e Promoções – Experiência RFID 180 graus
VI – Melhor Campanha de Construção de Marca
– b!ferraz – El Desafio. Club de Lucha.
– NewStyle – P&G Experience. Um evento com experiências de marca memoráveis
– NewStyle – Tá Lisinho – mais que um hit de carnaval, um marco na Gillette
VII – Melhor Campanha de Business To Business
– Hands Eventos – Hotpopcorn. Os assuntos mais quentes do mercado
– NewStyle – Fizemos a felicidade do cliente e dos clientes do nosso cliente com a P&G Experience
VIII – Melhor Campanha de Trade Marketing, Canal ou Varejo Específico
– Gruponove – Promoção Cantigas Johnson´s Baby
– Tudo Eventos e Promoções – Cozinha Experimental Nestlé
IX – Melhor Campanha de Marketing de Eventos
– Guia MKt Promocional – Lançamento Novo Palio
– Rock Comunicação – Nissan Inova Show
– Router Group – Lançamento Xperia Play
X – Melhor Campanha Gerando Fidelidade à Marca
– MIX Comunicação Integrada – Promoção Máquina da Felicidade
– MIX Marketing e Eventos – Copa Coca-Cola
XI – Melhor Uso da Internet, Viral ou Redes Sociais em uma Campanha de Marketing Promocional
– NewStyle – Efeito Sabor e Leveza
– Rock Comunicação – Tem Skiny pra mim?
– Tudo Eventos e Promoções – Experiência RFID 180 graus
XII – Melhor Campanha de Incentivo para Equipe de Vendas
– Rock Comunicação – Desafio Petrobras
XIII – Melhor Campanha de Percepção de Marca e Experimentação
– Ampla Promo – Penteadeira Natura Una nos aeroportos
– Tudo eventos e Promoções – Cozinha Experimental Nestlé
XIV – Melhor Campanha Gerando Incremento de Volume
– b!ferraz – Tic Tac Loucos por Canela
XV – Melhor Campanha de Responsabilidade Social
– CMP Canal de Marketing Promocional – Natal Encantado do Paraná
XVI – Melhor Campanha de Baixo Investimento
– Hands Eventos – Hotpopcorn. Os assuntos mais quentes do mercado
– Momentum Promoções – Parabéns
– NewStyle – Leve e Surpreendente