Os próximos 200 anos dependem dos passos de agora. Pensando nisso, Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo decidiu dar seus primeiros passos rumo à sustentabilidade ressignificando o lixo.
A ideia é potencializar a reciclagem e dar uma sobrevida aos resíduos com uma ação que visa cuidar do planeta e inspirar as pessoas a fazerem sua parte também.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Johnnie Walker cria bar no jogo Hydra 1008.
“O lixo é um dos principais problemas do mundo; só o Brasil produz 79 milhões de toneladas de lixo anualmente e apenas 3% é reciclado. Acreditamos que os próximos 200 anos dependem dos passos de agora. Por isso, estamos realizando ações efetivas e assumindo compromissos globais em prol do meio ambiente para iniciar as transformações que queremos ver no mundo.”, comenta João Victor Guedes dos Santos, head de Johnnie Walker para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo.
A ação de marketing social, The Beach Walker Project, criada pela AlmapBBDO, vai levar um caminhante a percorrer 2030km recolhendo resíduos em todo litoral do Uruguai até o Rio de Janeiro, que será reutilizado em projetos da marca.
Esse-e um dos primeiros passos de Johnnie Walker para a jornada dos próximos 200 anos rumo à sustentabilidade. O conteúdo será documentado em forma de vídeo, gerando uma série com 5 episódios mostrando todo o trajeto da caminhada e trazendo convidados especiais para caminhar e conversar com o apresentador do projeto, Plácido Salles, do canal Livre Partida, especialista em treking de longas distâncias.
“São 2030 KM porque até 2030 Johnnie Walker quer se tornar uma marca mais sustentável em toda sua jornada, “do grão ao copo”. O programa inclui uma série de compromissos ambientais que, garantirão até lá: 100% da produção do uísque de carbono líquido zero; 100% de nossas destilarias irão aproveitar energia renovável e todas as nossas embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Então escolhemos essa quilometragem para reforçar ainda mais o nosso compromisso com o planeta.”, complementa o executivo.
A caminhada começa em 15 de junho, na Playa Carrasco, no Uruguai, e termina, em agosto, na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro – a mais poluída do Brasil.
É possível acompanhar a jornada – recebendo conteúdo diário sobre o tour – nas redes sociais de Johnnie Walker – no ícone The Beach Walker. Também serão divulgadas as datas e lugares que o walker irá passar convidando as pessoas a se juntarem nessa coleta que tem como propósito limpar as praias e ressignificar o lixo.
“É muito bom poder contar com uma marca como Johnnie Walker para realizar um projeto tão ambicioso quanto esse. É o “Keep Walking” colocado em prática e em prol do planeta.”, diz Herique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO.
A coleta de resíduos – plástico, vidro, bituca de cigarro entre outros – nas praias será liderada pela Sea Shepherd Brasil, ONG focada na conservação marinha e preservação do oceano.
A ONG também irá organizar os mutirões nos locais onde o andarilho passar, gerando engajamento com a população; no Uruguai o trabalho será feito em parceria com a Uruguai Recicla.
Todos os resíduos recicláveis recolhidos seguirão um processo de logística reversa, sendo destinados à cooperativas durante o percurso ou reutilizados em diversos projetos da marca no decorrer do ano.