Maior evento de supermercados do mundo movimentou US$ 330.546 milhões em negociações internacionais.
A Apas Show encerrou sua edição de 2019 no dia 9 de abril, com o total de 106.557 visitações, número 23,8% superior em relação ao ano passado.
Confira as principais feiras de negócios aqui.
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Ao longo dos quatro dias de evento, foram oferecidas às empresas a oportunidade de mostrarem novidades, terem maior proximidade com demais players do setor e conhecerem as tendências de mercado.
De acordo com o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Ronaldo dos Santos, os resultados obtidos nesta edição são animadores e gratificantes.
“São números muito robustos, mostrando que o setor é forte e vem ganhando, a cada edição, uma maior amplitude internacional, o que pode ser visto pelo número de expositores e países aqui presentes.”
O evento recebeu 847 empresas expositoras, sendo 222 destas internacionais, de 19 países.
Neste ano, a Apas Show anunciou uma parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que gerou na edição 2019 do evento um total de US$ 330.546 milhões de negócios entre empresas internacionais e brasileiras. O resultado traz à Apas Show 2019 maior relevância internacional.
Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a Apas Show 2019 buscou debater a tecnologia no segmento supermercadista.
“Procuramos encontrar as maneiras pelas quais podemos implantar a tecnologia nos supermercados, para que o momento de compra ocorra com mais informação, de modo mais rápido e prazeroso. A melhoria tecnológica vai chegar ao consumidor, que é o ponto final de todo o processo.”, ressalta Erlon Ortega, vice-presidente da Apas e diretor da Apas Show 2019.
Sucesso garantido pelos expositores
Felipe Mesquita, diretor de trade da Cervejaria Ambev, afirma que o evento simboliza a importância do segmento supermercadista em todo o país. “A união entre o varejo e a indústria representa uma parcela relevante da nossa economia e nos permite gerar oportunidades de negócios, inovações e desenvolvimento do segmento.”, destaca.
Ele reforça ainda que a edição 2019 ajudou a marca a reforçar a aproximação com os clientes.
“Mais importante do que fazer negócios é criar e aprofundar relacionamentos.”, afirma Roberto Carrelas, diretor comercial da DPA, parceira da Nestlé que participa da Apas Show há quatro anos.
Já a decisão da PepsiCo de participar do evento vai além de ampliar o reconhecimento para a marca: “Já temos uma trajetória consolidada.”, explica Lais Pinto, Trade Marketing da empresa.
Rose Oliveira, trade marketing da BRF, acredita que este ano a Apas superou as expectativas e já se prepara para as próximas edições: “É uma referência de varejo e indústria. É uma fortaleza.”, reforça.
Para outras marcas, o objetivo é ter mais visibilidade: “Queremos mostrar a cara da Condor.”, comenta Fábio Rose, diretor-comercial da empresa. A Apas Show possibilita exposições, encontros com líderes e a oportunidade de fortalecer negócios: “Ela nos coloca em contato com empresários de diferentes redes e nos proporciona oportunidades de ampliarmos nossa participação no mercado.”, completa.
A diretora da Fini, Andrea Kohle, vê o evento como um lugar para networking e novas soluções: “Sinto que, depois da Apas Show, conseguimos ampliar os negócios, não só em relação ao varejo, mas também com parceiros que ainda não tínhamos pensado. O crescimento dos negócios da empresa vem muito destas conexões.”, declara.
Segundo Karina Cassapula, gerente de Marketing da Câmara Árabe, a Apas Show mostra como o mercado brasileiro é receptivo a novas ideias: “Nosso estande esteve sempre bem movimentado e notamos muitas pessoas interessadas em ouvir nossas propostas.”
O diretor da Ecuador, empresa de gestão de negócios, Danilo Albán, acredita que a feira contribui para negócios e visibilidade em outros países: “A Apas Show nos dá suporte e a possibilidade de conversar com pessoas do mundo inteiro”.
O público é fidelizado por todas as experiências que a Apas Show proporciona. Mesmo participando há 20 anos do evento e conhecendo outras oportunidades de aprendizado, Gustavo Ruiz, gerente de Marketing da Marfrig, acredita que o evento é o mais importante para o mercado.
“A Apas é o único evento no Brasil que nos permite conhecer como funciona o setor.”, diz Juliana Romagnoli, gerente de comunicação e eventos da Mondelez, reforçando a importância da maior feira de alimentos e bebidas da América Latina.
Já para Danielle Santana, responsável pelo marketing da Piracanjuba, “O evento é um ótimo canal para nos relacionarmos e conversarmos de maneira mais informal com fornecedores.”
Para Márcia Marçal, gerente de operações da Organis, estar na Apas Show é ter a oportunidade de fazer parte de uma vitrine para novos negócios. Já Valeria Koike, assistente-comercial da ProChile, que participa da Apas Show há oito anos, acredita que o evento abre caminhos para novas estratégias.