Um dos temas mais debatidos atualmente é o aumento da poluição. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2012, cerca de sete milhões de pessoas morreram em função de danos à saúde causados pela poluição do ar. Nesse cenário, o principal desafio é encontrar medidas sustentáveis para reduzir o impacto causado no clima e na saúde humana.
“Tomar atitudes individuais e coletivas, modificando hábitos corriqueiros do nosso dia a dia, pode favorecer a qualidade do ar.” afirma o diretor da unidade MIP Aché, Carlos Cesar Bentim Pires.
Pensando nisso, a marca Sorine (cloreto de sódio), da unidade MIP do Aché Laboratórios Farmacêuticos, lança o aplicativo "Pedal de Atitude", projeto da campanha #atitudespararespirarbem.
“A ação tem o apoio da SOS Mata Atlântica e incentiva os brasileiros a guardarem os carros na garagem e optarem pela bicicleta em algum momento da semana”, descreve Bentim. “Toda mudança começa com pequenas atitudes. Por isso, queremos mobilizar a população para um mundo melhor.”, complementa.
O software já está disponível gratuitamente no Google Play Store ou Apple Store. Dessa forma, ao acessar o aplicativo, o usuário é direcionado para uma introdução que explica o funcionamento do sistema. A segunda tela esclarece a preocupação da marca com o ar que respiramos, incentiva o indivíduo a pedalar e a desafiar os seus amigos para a causa.
Quando o ciclista começa a utilizar o programa, passará a acumular a quilometragem pedalada que, posteriormente, será convertida na quantidade de árvores a serem plantadas em áreas de reflorestamento da SOS Mata Atlântica.
“Queremos engajar os usuários a pedalarem e, juntos, ajudarmos o Brasil a respirar melhor. Não importa a distância percorrida, mas, sim, a atitude de contribuir com a causa.”, acrescenta Bentim.
A meta é alcançar um total de 46.172 km pedalados pelos usuários, distância referente a duas voltas no perímetro do Brasil. Isso corresponderia à plantação de 4.500 árvores nativas. A contagem de quilômetros pode ser feita, inclusive, com o aplicativo em stand by.
“O app somará a quilometragem de todos os participantes, e, a cada trecho correspondente a ¼ do perímetro, serão plantadas 562 mudas.”, diz o executivo.