Experiência de Marca

AquaRio quer conquistar visitantes com tecnologia e criatividade

Quando chegou de Portugal, em 2007, para fundar a YDreams no Brasil, Karina Israel já tinha fechado um cliente que havia sido essencial inclusive na decisão de vir para o país: a perspectiva de desenvolver toda a tecnologia do primeiro aquário marinho do Rio de Janeiro e o maior da América do Sul, o AquaRio, que acaba de ser inaugurado e abriga 350 espécies em 28 tanques.

Quando chegou de Portugal, em 2007, para fundar a YDreams no Brasil, Karina Israel já tinha fechado um cliente que havia sido essencial inclusive na decisão de vir para o país: a perspectiva de desenvolver toda a tecnologia do primeiro aquário marinho do Rio de Janeiro e o maior da América do Sul, o AquaRio, que acaba de ser inaugurado e abriga 350 espécies em 28 tanques.

Parceira criativa e de tecnologia da atração, a YDreams criou, por exemplo, o Aquário Virtual, um dos projetos que aplica no mundo físico o conceito de digital experience, apostando no desenvolvimento de soluções tecnológicas que possibilitem aos clientes maximizar seus resultados através de atratividade, fluxo constante e fidelização em um ambiente digital. Nele, os visitantes são convidados a criar peixes com características personalizadas.

A experiência começa em terminais de criação e um videowall para sua visualização no ambiente virtual. O visitante salva o peixe criado e seu nome utilizando um cartão (RFID) entregue após a compra do serviço e o bicho passa a ser o anfitrião do visitante e aparece em outros pontos da visita através de terminais pelo percurso.

Marcos Alves, diretor de produtos da YDreams Global, explica que o “dono” do peixinho virtual pode depois retornar ao AquaRio para acompanhar o desenvolvimento do bichinho, inclusive o alimentando para que cresça. O projeto foi customizado pela YDreams para estimular visitas mais frequentes à nova atração turística carioca e gerar novas fontes de receitas.

Os videowalls criados pela YDreams explicam características e curiosidades dos peixes que estarão no aquário, e as telas multitouch pemitem a utilização de até três visitantes simultaneamente visualizando conteúdo multimídia. Também será possível para os visitantes, através de uma experiência de realidade aumentada localizada no percurso, interagir com modelos 3D de diversas espécies de peixes, tartarugas e golfinhos, entre outros.

Um guia multimídia oferece informações e conteúdo sobre as principais espécies de tubarões da costa brasileira. A YDreams também criou uma série de atividades interativas que ajudam a operação do local, como guias de localização dos percursos.