O governador do Estado do Mato Grosso, Silval Barbosa e o secretário da Copa 2014 (Secopa), Maurício Guimarães, anunciaram que a Arena Pantanal será inaugurada até o dia 20/01/2014, com uma competição entre times locais.
O anúncio foi feito no dia 06/09, durante visita do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, às obras do estádio. “Quem manda na Copa do Mundo é a Fifa e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Mas até lá, quem manda aqui somos nós e quem vai inaugurar a Arena são os times daqui”, disse Silval.
“E vamos formar também uma equipe dos trabalhadores, para eles sentirem tudo aquilo que eles fizeram em campo também. E vamos encontrar uma forma para que os jogos e espetáculos tenham um preço acessível”, completou Silval.
Apesar de os times não estarem definidos, ele citou o time Mixto, Cuiabá, Dom Bosco e Operário de Várzea Grande, como alguns dos clubes que podem participar do torneio. Maurício Guimarães disse que o torneio regional servirá como teste para o estádio e que, a princípio, não poderá lotar as arquibancadas.
“Estamos conversando com a Federação Mato-grossense de Futebol e faremos um torneio festivo. No primeiro jogo, não poderemos pôr dentro da arena as 44 mil pessoas. Vamos fazer um torneio entre quatro e seis times de Mato Grosso, para prestigiar o futebol local, que vai utilizar a Arena no futuro”, disse o secretário.
De acordo com o titular da Secopa, a obra física da Arena Pantanal será entregue pela Construtora Mendes Júnior em outubro deste ano. Logo após, começará a instalação de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), móveis e assentos.
“Temos 60 dias para fazer isso e testar a parte de comunicação da Arena. Em dezembro, tem que estar tudo pronto, para fazermos a inauguração até 20/01. O empreendimento é muito bonito e complexo, e o importante é que ele esteja pronto para testar em janeiro”, disse Maurício Guimarães.