A Amstel, cerveja feita com malte e levedura da Holanda e parte do Grupo HEINEKEN, vai ocupar a área do Rio Pinheiros para organizar a 1ª edição do Amstel Espírito de Amsterdam
Este evento chega à cidade com o propósito de honrar e comemorar os laços entre São Paulo e a capital holandesa, destacando valores como diversidade, liberdade, música eletrônica, e a paixão pelo futebol, especialmente durante o Kings Day, uma espécie de carnaval holandês. O evento em São Paulo acontece nos dias 27 e 28 de abril, e 4 e 5 de maio, com entrada gratuita.
O King’s Day (Dia do Rei) acontece no final de abril, todo dia 27, mas a atmosfera festiva permeia todo o mês. É uma celebração com uma jornada não linear, convidando o público a celebrar a chegada da primavera na Holanda com uma série de eventos culturais, ocupando os canais e rios da cidade com festas ao ar livre e muitas tulipas. Tudo isso é marcado pela cor laranja, um dos principais símbolos do país.
O espírito de liberdade de Amsterdam é representado em um lugar que encoraja as pessoas a expressarem sua verdadeira essência. Isso se alinha com a campanha I AMSTEL – O Sabor Incomparável de Sermos Nós Mesmos, que destaca a autenticidade e a liberdade, incentivando as pessoas a serem quem são, sem rótulos ou máscaras, capazes de se revelar em ambientes autênticos, cercados por amigos queridos e nos locais favoritos que proporcionam segurança.
“A Amstel é uma marca holandesa que vem ganhando cada vez mais relevância em nosso mercado, por isso é justo transportar toda a energia e o espírito de liberdade de Amsterdã para uma cidade tão cosmopolita como São Paulo. Vamos mostrar aos consumidores tudo o que há em comum entre as duas culturas e, claro, destacar os aspectos que diferenciam Amstel das outras marcas do mercado: sua origem, seus ingredientes e sua autenticidade. Por isso, acreditamos muito no potencial deste projeto, que é inovador e único, características que permeiam todas as ações feitas pela marca”, disse Cecília Alexandre, Diretora de Marketing de Mainstream e Economy do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Através dessa ação, Amstel estabelece uma ligação direta entre Amsterdã e São Paulo. Um exemplo disso será a experiência “on board”, que remete aos barcos repletos de foliões que lotam os famosos canais de Amsterdam durante o King’s Day.
Criando uma conexão entre São Paulo e Amsterdã, os habitantes da cidade poderão vivenciar esse momento por meio de um passeio de balsa pelo Rio Pinheiros. A embarcação partirá da Ponte Jaguaré e seguirá até a Ponte Cidade Universitária, com capacidade para 100 pessoas, e contará com um Bar Amstel, além de atrações musicais e performances.
Acesso e local
Os ingressos podem ser retirados através do site da Amstel, onde constam informações sobre a programação, datas, atrações, line-up, quantidade de ingressos, entre outros detalhes.
Ao clicar em “resgatar”, o usuário será redirecionado para a plataforma da Sympla, onde poderá adquirir sua entrada a partir de 22 de abril.
Os ingressos serão liberados em duas etapas, sendo uma em 22 de abril, para o primeiro final de semana do evento, e a outra em 29 de abril, para o segundo final de semana. Os ingressos serão disponibilizados apenas em pares, não havendo opção para convites individuais.
O Festival Amstel Espírito de Amsterdam terá capacidade para receber 1.000 pessoas por dia. Todo o evento é organizado pela ATENAS.ag, agência responsável pelo planejamento, criação e realização do projeto.
Em colaboração com Wado Gonçalves e Diego Ognibeni, especialistas em space branding que combinam arquitetura, design e tecnologia para criar experiências de marca, e também com Rike Volpato, estrategista criativo especializado em projetos para a indústria cervejeira e de entretenimento.
Ao chegar ao evento, o público será conduzido pela equipe de produção até a Ponte de Boas Vindas (Welkom Brug), onde já será possível vislumbrar parte da cenografia. Na entrada da ponte, os visitantes já serão imersos em uma experiência visual e sonora que os transportará de São Paulo para a capital da Holanda.
“O conceito ‘ponte’ deste projeto promove uma jornada de experiências alinhadas aos valores de Amstel, mesclando ícones e símbolos das duas cidades. De maneira lúdica, com intervenções cenográficas e artísticas, vamos surpreender e divertir o público com muita intensidade. Entre outras atrações, o público terá uma oportunidade inédita de navegar pelo Rio Pinheiros nos ‘Party Boats’, assim como acontece nos canais de Amsterdã”, relata Guilherme Bailão, diretor de Experiências de Marca e Patrocínios do Grupo Heineken no Brasil.
Para reforçar ainda mais o ambiente holandês no evento e fortalecer os laços entre as duas cidades, o espaço incluirá uma Central Village decorada com tulipas e flores de Holambra, em parceria com uma cooperativa local, responsável por dar um toque colorido e estético à moda de Amsterdam.
Além disso, as características arquitetônicas dos edifícios dos canais e outros elementos visuais característicos da cidade serão incorporados ao espaço, criando uma atmosfera de imersão na vida holandesa.
Para uma experiência mais completa, o espaço oferecerá gastronomia do buffet Martin Holandesa durante todo o festival, com pratos típicos e temáticos, além de um Coffee Shop inspirado nos estabelecimentos de Amsterdam.
As atividades também foram concebidas para evocar as características culturais da Holanda, como um mercado de pulgas, uma estação de bicicletas recarregáveis, um jardim de tulipas e um palco que representa o Red Light District, mas que no evento apresentará performances de artistas do Love Cabaret.
No King’s Day, 27 de abril, o espaço do Espírito de Amsterdam, além de todas as características festivas do dia, será decorado com a cor laranja, assim como na Holanda. O evento oferecerá camarins para que os participantes se integrem ainda mais ao clima da principal festa holandesa, podendo usar trajes, acessórios e outros adereços típicos. Também contará com atrações do selo Doce Maravilha.
Um dos desdobramentos das celebrações do King’s Day no Brasil será a Rota do Rei, um itinerário com atividades em mais de 200 bares espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Durante esse período, os bares oferecerão promoções de chopp Amstel, a tradicional King Coin, distribuição de brindes, decoração temática e muito mais.
Programação
O Canal Stage, um espaço designado para apresentações e shows, é uma homenagem aos símbolos de conexão e liberdade de Amsterdam. Durante o festival, o público terá a oportunidade de desfrutar da festa com o selo do Dia do Orgulho (Pride Day), no dia 28, organizado pelo Festival Castro, que contará com vários DJs e uma atração surpresa para dar início às celebrações.
No sábado, 4 de maio, o evento destacará a paixão pela música eletrônica (a capital da Holanda é o lar do maior evento de música eletrônica do mundo – ADE – Amsterdam Dance Event), com a curadoria do WME (Women’s Music Event), uma plataforma dedicada a promover o protagonismo feminino na indústria da música. E no domingo, dia 5, a programação será encerrada com a Festa Spring, organizada pelo selo Heavy Bloco, prometendo fechar o evento com chave de ouro.
Fotos: Divulgação