A rede britânica de mercados Asda criou uma ativação especial para seus consumidores: celebrando o retorno do seu programa de fidelidade “Rollback”, a marca transformou a pista de patinação do Parque Dreamland Margate, em Kent, em uma espécie de “supermercado gigante”.
O programa Rollback, segundo o site oficial da Asda, é uma prática de descontos oferecida a clientes mais fieis da rede. Em termos práticos, ele oferece uma média de 25% de redução em mais de 4 mil produtos, assegurando que os valores finais ficam em torno de 5% mais baratos que empresas concorrentes. Embora a ação tenha sido alavancada agora, em fevereiro, o programa está ativo desde a segunda quinzena de janeiro.
Asda promove “compras sobre patins” em jogo divertido
A ativação da Asda não foi simplesmente um formato diferente de se fazer compras: a ativação contava com um elemento competitivo, no qual, ao longo de dois dias, os participantes receberam uma lista de compras. Aqueles que a completassem dentro de um espaço de tempo pré-determinado, sairiam da experiência com vouchers de € 60 (algo em torno de R$ 350, aproximadamente).
A fim de ampliar a projeção da ativação, a Asda contratou o influenciador local Joe Wicks, que também participou da competição.
“[A] Asda foi construída com na mensagem de ajudar as famílias trabalhadoras a economizarem dinheiro, e estamos reforçando o foco nessa missão ao trazer de volta o programa Rollback”, disse Allan Leighton, chairman da marca, em comunicado no site oficial da empresa.
“Nós estamos baixando os preços em todas as nossas lojas e também no e-commerce, a fim de tornar a Asda a rede de supermercados mais barata e, no processo, voltarmos ao que nos torna especiais: entregar valor incomparável aos clientes e comunidades que contam conosco”, ele completou.
Vídeos da ativação foram publicados nos perfis da Asda nas redes sociais:
@asda Welcome to the Asda Rollback Roller Disco 👋💚 Margate has that Pocket Tap feeling 😁🛼 Don’t forget to show us how you Pocket Tap and tag us @asda using #AsdaPocketTap 📷 #Asda #Rollback #AsdaRollback #90senergy ♬ original sound – Asda
Brasil também já foi palco de ações criativas em supermercados
A ativação da Asda ressalta um foco em criatividade por parte das marcas de atuação direta com o consumidor, como é o caso dos supermercados. Mais ainda, o caráter esportivo/competitivo dessa ativação já teve versões anteriores, por outras empresas, aqui no Brasil.
Em 2023, a marca de arroz Camil criou um “mini campo de futebol” em supermercados selecionados em São Paulo e Minas Gerais. A ativação, parte da parceria “Arroz, Feijão e Treino” com a Taça das Favelas daquele ano, viu participantes chutarem uma bola em direção ao gol e concorrerem a um copo personalizado pela marca.
Neste ano – na verdade, neste mês – uma ação menos esportiva, mas igualmente interativa, foi conduzida pela JBS, que abriu um mini mercado dentro do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A ideia por trás do chamado “Empório da Imaginação JBS” foi a de apresentar aos visitantes a jornada dos alimentos da marca, entre carnes de peixe, bovina e de frango, de uma forma mais lúdica e com boa aposta na tecnologia.