O Saquarema Surf Festival, apresentado pela Prefeitura de Saquarema em homenagem a Leo Neves, alcança um número recorde de marcas parceiras nesta 4ª edição.
Organizado pela 213 Sports, braço esportivo da V3A, e endossado pela World Surf League Latin America, o evento faz parte da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe e ocorre de 15 a 21 de abril.
Para este ano, o festival tem patrocínio de Banco do Brasil, Cerveja Sol, Monster Energy Drink, G-Shock Brasil e Verde Campo, além dos apoios de Juçaí, TVB e Castelhana Praia Hotel. A Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e a ASS (Associação de Surfe de Saquarema) são parceiras institucionais.
Além do aumento no número de marcas parceiras, o evento tem uma área expandida de 1200 metros quadrados na Praia de Itaúna, a maior em todas as edições até o momento. Além das competições de surfe, também há competições de skate, apresentações de bandas locais e diversas atividades interativas para o público presente.
Abaixo, você pode conferir todas as ativações promovidas pelos patrocinadores, apoiadores e parceiros:
Banco do Brasil
Durante a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, o Banco do Brasil apresenta uma variedade de ativações na Praia de Itaúna, distribuídas em quatro tendas que totalizam mais de 54 metros quadrados.
No Espaço BB, os visitantes têm a oportunidade de participar do Surfe Elástico, uma estrutura com uma prancha suspensa que oferece uma vista privilegiada das competições e das atrações de entretenimento da área.
Lá, também estão sendo oferecidas aulas de surfe, ritmo e ioga, com brindes como bolsas de ombro, copos de fibra de arroz, óculos de sol e adesivos para os participantes. Guarda-sóis e cadeiras também estão disponíveis para empréstimo.
No Espaço BB Kids, as crianças contam com uma área dedicada com um animador infantil, proporcionando atividades como oficinas de miçangas recicladas, além de livros para colorir e baldes de areia.
Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade e a economia local, o Banco do Brasil disponibilizou duas de suas tendas.
Em uma delas, a ONG Eco Local realiza atividades de conscientização e limpeza da praia durante o evento, enquanto a outra abriga a Vila Beach Surfing, um comércio local especializado em produtos de surfe.
Além disso, os espaços são equipados com totens de protetor solar e hidratação, garantindo que todos possam aproveitar o evento com segurança.
Cerveja Sol
A Sol, cerveja mexicana com mais de um século de tradição, decidiu iniciar sua jornada no mundo do surfe escolhendo o principal festival de surfe da América do Sul como ponto de partida. A Cerveja Sol marca presença tanto na Área VIP quanto na Área dos Atletas durante o evento.
Monster Energy Drink
A Monster, conhecida por apoiar diversas modalidades esportivas no Brasil, marca presença no Saquarema Surf Festival.
Em seu estande, a Monster oferece degustação de seus produtos e promove o sorteio de mais de 400 brindes exclusivos, como camisetas, bonés, garrafas de água, toalhas de praia e até um cooler personalizado com rodinhas, entre outros itens.
Além disso, a marca trouxe uma atividade de surfe mecânico para a praia, em uma área de 25 metros quadrados, onde o público pode experimentar a sensação de surfar na areia. Os participantes que conseguirem permanecer em cima da prancha por mais de 30 segundos ganham uma lata de Monster gelada e um brinde exclusivo.
Na entrada do evento, os visitantes também podem aproveitar o Truck Monster, onde são oferecidas degustações dos produtos da marca.
Verde Campo
A Verde Campo, marca especializada em alimentação saudável, trouxe uma ativação única para o Saquarema Surf Festival, por meio de uma roleta de prêmios em que os participantes têm a chance de ganhar viseiras, ecobags e produtos da marca.
Além disso, há uma área de degustação dos produtos oferecidos pela empresa.
O estande também conta com um painel instagramável em formato de prancha, proporcionando aos fãs a oportunidade de registrar sua presença no evento com muito estilo.
G-SHOCK
Famosa por sua linha de relógios especializados em esportes, a G-Shock estará vendendo seus produtos durante o evento. Além disso, a marca premia os campeões de surfe e skate com relógios exclusivos.
Prefeitura de Saquarema
Para reforçar seu compromisso com a preservação do meio ambiente em Saquarema, a Prefeitura realiza uma série de atividades de conscientização do Programa Bandeira Azul durante o Saquarema Surf Festival.
Essas ações são realizadas no estande da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo e contam com a participação do Instituto BW, uma ONG que se dedica à conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, nos dias 15 e 19 de abril.
Além disso, nos dias 20 e 21 é realizada uma exposição sobre animais silvestres preparada pela Guarda Municipal da cidade.
TVB
A TVB, especializada em moda e acessórios para os entusiastas do surfe, tem um estande de 9 metros quadrados para apresentar e vender seus produtos durante o evento.
Além disso, a marca também disponibiliza uma mesa de pingue-pongue, oferecendo aos visitantes e atletas uma oportunidade de diversão entre as baterias das competições.
Juçaí
Originada como uma resposta ao desmatamento da palmeira-juçara, a Juçaí aproveita o fruto dessa preciosa árvore nativa da Mata Atlântica para desenvolver produtos saborosos, priorizando a colheita sustentável, o cuidado com a fauna local e práticas comerciais justas.
Durante o evento, a marca traz amostras de seus produtos para degustação aos atletas e convidados na Área VIP.
Sustentabilidade e inclusão social
Com o objetivo de proteger as praias brasileiras e democratizar o acesso ao surfe, a WSL e o Saquarema Surf Festival estão implementando várias iniciativas de sustentabilidade e inclusão social durante o evento.
Em parceria com a Planton, uma empresa que oferece soluções inovadoras para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o festival está neutralizando as emissões geradas durante o evento.
Além disso, o festival gerencia todos os resíduos produzidos e promove o reaproveitamento dos materiais utilizados, com a colaboração da ONG Eco Local, que há 22 anos trabalha para minimizar os impactos do descarte inadequado de resíduos no meio ambiente.
A coleta e separação dos resíduos são realizadas diariamente no local do evento. Também são realizadas ações de conscientização ambiental e coleta de lixo nas praias, em parceria com a ONG Blue Birds, além do plantio de mudas nativas em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente e a Prefeitura de Saquarema.
O Saquarema Surf Festival recebeu o projeto Novas Ondas, que atende aproximadamente 70 crianças. Com uma variedade de atividades, incluindo palestras, aulas e interações, o projeto dá uma experiência enriquecedora para os participantes do evento, aproximando a nova geração de surfistas dos atletas da WSL.
O projeto Praia Para Todos, criado em 2018 pelo Instituto Novo Ser para proporcionar lazer, acessibilidade e esportes nas praias do Rio de Janeiro para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, também está presente, oferecendo suporte diário aos visitantes com deficiência.
A praia de Itaúna possui a certificação internacional de Bandeira Azul 2022/2023, concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), que reconhece localidades que seguem critérios rigorosos de gestão ambiental, qualidade da água e responsabilidade social.
Para ver a transmissão ao vivo, acesse o site da WSL Latin America, APP, Canal do YouTube da WSL Brasil e pelo Tik Tok da WSL Brasil.
Fotos: Divulgação