*Com informações do BizBash
O Coachella Valley Music and Arts Festival foi realizado de 12 a 14 de abril e de 19 a 21 de abril, no Empire Polo Club, em Indio, Califórnia.
O Coachella contou com os headliners No Doubt; Lana Del Rey; Tyler, the Creator; e Doja Cat, com apresentações surpresa de Will Smith, A$AP Rocky, Billie Eilish, Olivia Rodrigo e muito mais.
As vendas de ingressos do Coachella foram abaixo do esperado, mas algumas marcas ainda apostaram alto no evento com o objetivo promover o engajamento com a Geração Z.
Assim, como de costume, o festival foi repleto de inspiração, com diversas festas e experiências de marcas como Absolut, American Express, Aperol, Coca-Cola, Heineken, Pinterest, 818 Tequila, entre outras.
Confira a seguir as principais ativações do Coachella:
Absolut
A Absolut convidou os consumidores do Coachella a “quebrar o gelo” em sua ativação Absolut.Land. Localizada atrás da Tenda Sonora no local do festival, a Absolut.Land ficou aberta durante os três dias e retornará no segundo fim de semana.
A ativação contou com uma programação contínua de DJs até o encerramento, acesso ao metaverso para uma divertida experiência de jogo além de um bar principal e um bar Ocean Spray.
Houve também um momento divertido para tirar fotos. O primeiro fim de semana na Absolut.Land também incluiu uma aparição surpresa de Paris Hilton e do ator e comediante Matt Rogers.
American Express
Os titulares de cartões American Express que passaram pelo Coachella puderam visitar a experiência imersiva da Amex no local do festival. O espaço deste ano ganhou um ar de país das maravilhas do inverno, inspirado no álbum Snow Angel de Reneé Rapp.
Os destaques incluíram uma butique de moda; um espaço de relaxamento; serviços de beleza gratuitos da In Your Dreams; e produtos exclusivos de artistas como Tyler, the Creator e Rapp. Havia também uma lanchonete com bebidas sem álcool do The New Bar.
Os clientes do cartão também puderam receber uma caixa misteriosa de produtos ao passar pela janela “Merch To-Go” da experiência.
Aperol
A marca italiana de aperitivos Aperol retornou ao Coachella com uma ativação chamativa. Inspirada na Terrazza Aperol original de Veneza, na Itália, a ativação contou com um espaço VIP que recebeu convidados (que haviam pré-reservado seus lugares) para experiências culinárias durante o pôr do sol todos os dias. Os convidados entravam no espaço pelo Grand Archway, que foi inspirado na arquitetura veneziana contemporânea.
O público pôde desfrutar de uma seleção de pequenas porções, conhecidos como cicchetti, que misturavam receitas italianas tradicionais com um toque do sul da Califórnia e eram feitas com ingredientes frescos e sazonais. Cada participante recebeu uma seleção exclusiva de petiscos com sabores criados pelo chef Samuele Silvestri, chef exclusivo do Terrazza Aperol, em Veneza.
A Aperol Piazza laranja brilhante se destacou no local do festival, atraindo os convidados com oportunidades de fotos exclusivas, atividades digitais, um bonde interno e um telhado com uma pérgola que soltava bolhas durante o pôr do sol todos os dias.
Coca-Cola
O Sonic Desert – apresentado pela Coca-Cola Spiced e Topo Chico em parceria com a BPM Music – foi realizado no 21 Arrows Ranch em Thermal, Califórnia, no sábado.
No local, Lauren Altman apresentou uma instalação artística de mídia variada intitulada “Desert Garden”, que utilizou produtos reciclados da Coca-Cola e da Smartwater, além de peças recicladas de sua coleção de moda, Lauren Altman Studio.
O evento teve uma série de ativações da Coca-Cola Spiced, da Topo Chico e muito mais. O primeiro fim de semana contou com uma apresentação de DJ ao vivo do artista da BMP Music, Austin Millz.
818 Tequila
A 818 Tequila, de Kendall Jenner, trouxe seu popular 818 Outpost de volta ao deserto como uma experiência pop-up exclusiva de um dia.
O espaço foi inspirado em uma cidade pioneira do oeste, com um salão de serviço completo com coquetéis de cortesia da 818 Tequila, Sprinter Vodka Soda, Olipop e Chamberlain Coffee, além de itens essenciais para o festival de parceiros como Zico, Lemme, Vacation Inc., Liquid I.V. e muito mais.
Os participantes também puderam aproveitar os serviços gratuitos de parceiros da 818, como a Bumble, que ofereceu uma estação de personalização de chapéus de caubói; a Tezza, que ofereceu um momento fotográfico personalizado; a Gopuff, que ofereceu uma loja de alimentos repleta de lanches simples; e a Anastasia Beverly Hills, que ofereceu uma estação de retoque de maquiagem.
Heineken
A Heineken, patrocinadora oficial do Coachella há mais de 20 anos, promoveu a Heineken House, seu festival anual dentro do festival.
Durante o primeiro fim de semana, o evento contou com apresentações de T-Pain, Lupe Fiasco, Bob Sinclair e muito mais, enquanto o segundo fim de semana foi liderado por Fat Joe.
O espaço imersivo destacou o portfólio de cervejas da marca, composto por Heineken Original, Heineken Silver e Heineken 0.0.
A primeira ativação do Pinterest no Coachella se chamou Manifest Station, uma experiência de moda e beleza.
O espaço incentivou os frequentadores do festival a evocarem a moda nostálgica do Coachella nas décadas passadas, ao mesmo tempo em que aproveitavam as tendências atuais identificadas pelo Pinterest, como “Lana Del Rey core” e “2014 core”. A ativação sob medida incluiu uma sessão de fotos em meio às nuvens.
Lá, os visitantes puderam obter looks de beleza radiantes criados por maquiadores famosos a partir de menus inspirados em tendências criados por meio de painéis colaborativos no Pinterest. As opções mais populares incluíam delineadores gráficos coloridos e ousados, pedras preciosas, pérolas e adesivos metálicos.
A ativação também ofereceu enfeites de roupas e itens selecionados por estilistas de celebridades e inspirados nas tendências do Coachella do Pinterest, incluindo o “Vovô Eclético”, composto por rendas, couro, laços, alfinetes, fitas, amuletos, correntes, grampos de cabelo grandes, pedras preciosas e patches.
Youtube
O YouTube foi, pelo 12º ano, o parceiro exclusivo de transmissão ao vivo do Coachella nos dois finais de semana.
Para comemorar a programação deste ano, o YouTube levou um oásis imersivo no deserto de 185 m₂, cheio de oportunidades para fotos e surpresas interativas.
O lounge escultural serviu como um espaço de mídia totalmente funcional para artistas e fãs, incorporando vários níveis e estruturas de grandes dimensões em camadas.
O estúdio de conteúdo para redes sociais nos bastidores do lounge se adaptou ao YouTube multiview, uma forma de transmissão ao vivo que permitiu aos espectadores do YouTube assistirem a até quatro palcos do Coachella simultaneamente.
Os visitantes do estúdio de conteúdo puderam dar vida aos seus desejos nostálgicos em uma das vinhetas, em parceria com a Highsnobiety, em um ambiente inspirado nos anos 90, com colagens em camadas, pilhas de CDs e fitas cassete e outros objetos retrô.
Foto de capa: Divulgação