Bar Servers

Heineken religa jogos antigos em nova ação global

Jogos online que não são mais oferecidos por suas publishers tiveram servidores religados por um final de semana

Durante um final de semana – mais especificamente, dois dias – a Heineken reviveu alguns jogos online clássicos que há muito foram desligados por suas publishers.

A ativação, chamada “Bar Servers”, ocorreu de forma globalizada, com vários bares ao redor do mundo conectando servidores para que frequentadores dos estabelecimentos pudessem jogar jogos de outrora, por meio de uma nova divulgação da Heineken 0.0, a versão sem álcool da cerveja de garrafa esverdeada.

“Bar Servers” da Heineken trouxe de volta jogos em Milão, Singapura…e São Paulo

Imagem da ativação "Bar Servers" da Heineken, que reativou jogos antigos, desligados por suas produtoras
Imagem: Heineken/Divulgação

Os jogos online são notoriamente conhecidos por terem constantes atualizações e manutenções que os fazem durar por anos ou, em alguns casos, décadas: Final Fantasy XIV, da Square Enix, é um exemplo bem conhecido, já que foi lançado em 2010, passou por reformulação em 2013 e segue firme até hoje.

Entretanto, estruturas online tendem a encarecer com o tempo e, na maior parte dos casos, as publishers de jogos decidem, literalmente, tirá-los da tomada. Assim, o acesso a eles fica completamente impossibilitado e o produto é considerado “morto”.

A ação Bar Servers da Heineken dedicou alguns dias para trazer de volta alguns dos jogos online mais antigos. Passando por cidades como Milão e países com Singapura, a ativação também veio para São Paulo: nos dias 20 e 23 de março, o Boteco Central e o Viella São Bento, ambos no centro da cidade, apresentaram sessões de jogatina de No Heroes Here e Dandy Ace — ambos do estúdio brasileiro Mad Mimic.

Um dos princípios fundamentais da Heineken é promover a socialização. Quando um jogo online é descontinuado, toda a comunidade em torno dele também se dissolve, como se estivéssemos fechando um bar. Por isso, a Heineken® 0.0 quer manter viva essas comunidades gamers, garantindo a socialização entre elas“, afirma Bruna Rosato, gerente de marketing de Heineken 0.0 no Brasil.

Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.