Outubro Rosa

As maiores lingeries do Brasil ganham novo design para reforçar a prevenção contra o câncer de mama

Entre as diversas ações voltadas para o mês, a cidade também lança o projeto social “Sutiã Solidário de Juruaia” para mulheres mastectomizadas

Com o objetivo de apoiar a conscientização sobre o câncer de mama, o maior sutiã e a maior calcinha do Brasil ganham uma nova roupagem idealizada pelo artista Tiago Martins. A ação de Juruaia, a Capital da Lingerie, busca atrair a atenção para gerar uma conversa sobre a importância do cuidado por meio dos exames de rotina para um diagnóstico precoce.

Foto: Divulgação

“Nossos itens gigantes e instagramáveis que se tornaram pontos turísticos muito visitados na cidade, vão muito além de simples peças íntimas, são nossos aliados para comunicar mensagens importantes para o mundo, especialmente campanhas como do Outubro Rosa. Essa é a nossa maneira de chamar a atenção para um assunto tão importante que precisa ser reforçado constantemente”, explica Tania Mara Rezende, presidente da Associação Comercial de Juruaia.

Foto: Divulgação

As obras

Assinada pelo artista Tiago Martins, as pinturas trazem uma explosão de cores e significados. Com um vibrante mosaico de mulheres de diferentes etnias e tonalidades, a obra capta a diversidade feminina em toda a sua riqueza. Cada figura, com expressões marcantes, parece contemplar um mesmo horizonte, simbolizando a união e a força coletiva.

O laço em rosa, emblemático do Outubro Rosa, se destaca na composição, trazendo uma mensagem poderosa de conscientização sobre a saúde da mulher. As cores intensas utilizadas na pintura não apenas atraem o olhar, mas também refletem a vitalidade e a resiliência de cada mulher representada. Essa junção de elementos visuais transforma a obra em um manifesto de empoderamento, celebrando a singularidade e a luta de cada uma, ao mesmo tempo em que reforça a importância da solidariedade e do cuidado mútuo.

Com cinco metros de altura e seis metros de largura e uma estrutura com dois arcos de seis metros de diâmetro cada, a “Maior Calcinha Fio Dental do Brasil”, possui um modelo fio dental duplo com aplicação de renda, um tributo à herança e à tolerância que caracterizam as peças produzidas por artesãos locais. A construção da peça envolveu aproximadamente 43 pessoas, que trabalharam incansavelmente por 22 dias para concretizar a instalação que foi homologada pelo RankBrasil, como o maior do País. A entidade é responsável por checar os recordes no Brasil e tem reconhecimento internacional. 

Já o “Maior Sutiã do Brasil”, trezentas vezes maior que um sutiã normal e 24 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, durante quatro semanas. A peça foi confeccionada com cerca de 90 metros de tecidos, como microfibra, tendão e cetim, além de 40 metros de TNT e 25,5 metros de espuma.