Experiência de marca

Lojas pop-up e eventos abertos atraíram novos olhares para a New York Fashion Week

Grandes nomes como Armani, Prada e Samsung estão aproveitando a semana de moda para diversificar o público

A New York Fashion Week (NYFW) não se resume a desfiles de moda. Na edição de 2024, as marcas elevaram a interação com a audiência ofertando outros tipos de experiências imersivas, como as lojas pop-up e eventos públicos.

Diferente das programações oficiais da NYFW, que geralmente atendem a um público exclusivo da indústria, as ativações urbanas são mais abrangentes e acessíveis, oferecendo a todos um gostinho da semana de moda. Além de, é claro, também conquistar a atenção da mídia.

“Trata-se de criar uma experiência ao vivo para os participantes presenciais e, ao mesmo tempo, informar e inspirar pessoas que não foram convidadas, fazendo com que se importem com o que a marca está fazendo” (…) Porém, as marcas precisam dar a eles um motivo único para entrar na loja — e um motivo para lembrar da ação de uma forma positiva”, diz Jessica Quillin, estrategista de luxo, em entrevista para a Vogue Business.

Marcas levam lojas pop-up para Nova York durante a Fashion Week
Barneys New York x Hourglass Cosmetics Pop-Up no SoHo

Seja por meio de novas coleções, edições limitadas, descontos ou produtos exclusivos dos espaços físicos, grandes marcas como Prada, Lancôme, Armani e Samsung estão usando bastante criatividade para atrair novos olhares. Assim, confira, a seguir, uma lista com algumas dessas ativações que estiveram por Nova Iorque:

Giorgio Armani & Kith

A pop-up de Giorgio Armani e Kith apresentou uma colaboração com o toque criativo de Martin Scorsese, famoso diretor de cinema, durante a New York Fashion Week. Dessa forma, os participantes tiveram a oportunidade de conferir a coleção “The Archetype”, uma linha de moda masculina composta por quatro cápsulas distintas.

Foto: Divulgação

Prada Beauty

A Prada Beauty ofereceu uma experiência tecnológica e imersiva do perfume Prada Paradoxe. No Virtual Flower Lab, os visitantes puderam explorar a nova fragrância por meio de experiências interativas, como escaneamento corporal 3D, uma sala de conhecimento olfativos e um mercado de flores.

Além disso, a marca também está usando um “carrinho de flores”, ou Prada Beauty Flower Market, para divulgar o lançamento. Passando por diversas cidades do mundo, a ação chegou em Nova Iorque na semana de moda e seguirá igualmente para as cidades de Berlim, Milão e Atenas.

Prada Beauty Flower Market Foto: Divulgação

Lancôme

Da mesma forma, a experiência pop-up da Lancôme em Nova York durante a Fashion Week promoveu o lançamento do novo perfume La Vie Est Belle L’Elixir. Os participantes foram imersos na fragrância por meio de uma experiência olfativa e gustativa às cegas. Ademais, os primeiros 100 participantes receberam sprays de viagem como brinde. Contudo, o evento itinerante durou apenas três dias, passando por diferentes locais da cidade.

Barneys New York x Hourglass Cosmetics

A Hourglass, marca de cosméticos, comemorou o seu aniversário de 20 anos homenageando a Barneys New York, rede de lojas de departamento de fechou em 2020, com uma pop-up exclusiva. Durante a semana de moda, a loja apresentou diversos eventos e painéis, além da curadoria de mais de 40 marcas de moda e beleza, venda de roupas e acessórios.

Foto: Divulgação

CFDA e Rockefeller Center transmitem os desfiles da NYFW

O Rockefeller Center, complexo de 19 edifícios comerciais, transmitiu a NYFW ao vivo em parceria com o Council of Fashion Designers of America (CFDA). Dessa forma, a iniciativa permitiu que o público assistisse aos desfiles, tornando o local o único ambiente de acesso gratuito aos eventos da Fashion Week.

Pista de patinação do Rockefeller Center, que também foi palco da gravação de desfiles da NYFW. Foto: Divulgação

Tecnologia fashion: experiência da Samsung Galaxy com o Designer Colin LoCascio

A Vogue sediou uma festa para a “The Movement of Design”, nova experiência imersiva da Samsung Galaxy, que não era uma pop-up, em colaboração com o estilista Colin LoCascio durante a Fashion Week. Os convidados foram recebidos por uma sinfonia de luzes, sons e criatividade. Nas paredes, haviam projeções das telas de LosCascio, enquanto uma experiência de IA criava misturava moda e tecnologia.

Usando sensores de movimento, a tecnologia da Samsung Galaxy seguia os movimentos das mãos para criar designs usando os traços de LoCascio. A cada onda, a tela florescia com várias animações: fileiras de flores, respingos de tinta spray e rabiscos. Ao final, o Samsung Galaxy Z Flip6 tirava uma foto dos participantes na frente da obra produzida.

Evento The Movement of Design da Samsung Galaxy. Foto: Yvonne Tnt/BFA.com

Eudora x PatBO

Eudora, do Grupo Boticário, esteve presente na Semana de Moda de Nova Iorque junto com a PatBO, única label brasileira a integrar a programação. A marca de beleza vem consolidando sua presença no universo fashion através um movimento progressivo de patrocínios e ativações.

A empresa apresentou a Glam Metals, coleção limitada com cinco produtos. “Essa estratégia é parte de um projeto nosso chamado EUnamoda que visa apoiar cada vez mais estilistas e diretoras criativas brasileiras. Eudora é uma marca trendsetter e leva a tendência de mistura de metais, para as passarelas da semana de moda – e ajuda a traduzi-las para o dia a dia do nosso consumidor, como replicar em casa essa trend” complementa Jacqueline Gonzalez, Gerente Sênior de PR e Redes de Eudora.

Foto: Divulgação