Aposta nos fandoms

"Méqui Drop" vê o McDonald's distribuir camisetas para fãs no Lollapalooza

Chamadas "Bootleg Shirts", peças serão oferecidas gratuitamente, mas ativação exige cadastro em site

São Paulo e São Paulo - O Méqui, do McDonald’s, vai promover uma nova ativação para o Lollapalooza 2025 onde o intuito é, resumidamente, dar camisetas aos fãs. A ideia é tirar proveito dos “fandoms” – comunidades gigantescas que se reúnem em prol de uma marca ou artista – para celebrar aqueles que são fãs dos produtos comercializados pela rede de restaurantes fast food.

As camisetas em si contam com estampas especialmente desenhadas para quem sempre gostou da ideia de “pegar um méqui”, se aproveitando da alta disponibilidade das lojas da marca – e suas refeições.

Camisetas do Méqui seguem o estilo “Bootleg Shirts”, ícone da contracultura dos anos 60

Imagem de uma das camisetas criadas pelo Méqui para ativação do Lollapalooza
Imagem: Méqui/Arcos Dourads/Divulgação

Talvez o aspecto mais interessante da ativação do Méqui é o fato das camisetas serem, por si só, uma representação de uma cultura histórica iniciada há cerca de 60 anos nos EUA. Naquela época, os produtos oficiais de shows de música — como camisas de bandas — também eram caros para os consumidores da época.

Eis que a solução foi apelar para as “bootleg shirts”. Resumidamente, produtos alternativos que se posicionaram como uma opção mais barata em relação aos originais. Apesar de, na época, elas serem bastante procuradas pelas autoridades de direitos autorais, que acusavam seus produtores de pirataria, elas se firmaram como um ícone cultural, inspirando muita coisa que se vê hoje em caráter oficial – como por exemplo as camisetas oversized.

Assim, a ativação do Méqui une a paixão dos fandoms de festivais musicais com os inúmeros fãs da marca, que vão enxergar nas camisetas. Não à toa, a empresa escolheu o Lollapalooza 2025 para veicular a novidade.

Nesta ativação, três estampas estão disponíveis para aquisição 100% gratuita: Big Mac, Cheddar McMelt e McFritas. Para obter a sua, basta seguir as orientações de cadastro no site oficial.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.