A Disney preparou uma série de iniciativas para promover o live-action Mufasa: O Rei Leão, que estreou em 19 de dezembro nos cinemas brasileiros.
O filme é uma “prequela”, nome dado ao tipo de longa-metragem que sai depois, mas conta uma história que se passa antes de um filme original. Neste caso, a narrativa volta para anos antes dos eventos de O Rei Leão, contando a história de como Mufasa ascendeu ao trono dos leões.
Ações de divulgação de Mufasa levam filme do futebol a premières e à moda brasileira
A fim de celebrar a chegada da produção original, a Disney preparou uma série de ações que, desde dezembro, vêm promovendo Mufasa: O Rei Leão em diversas indústrias.
Em 8 de dezembro, a empresa realizou uma ativação especial durante a última rodada do Brasileirão 2024, em parceria com o Fortaleza Esporte Clube, cujo mascote é um leão. Nela, os jogadores do time entraram em campo com camisas alusivas ao filme, enquanto crianças e mascotes usaram pelúcias e uniformes personalizados.
Dois bandeirões com imagens de Mufasa também foram exibidos pela torcida no Castelão, e um spot do longa foi transmitido nos telões do estádio.
Um dia depois, em 9 de dezembro, ocorreu em Los Angeles a première mundial de Mufasa: O Rei Leão, com a presença de Beyoncé, Blue Ivy e o diretor Barry Jenkins. A cantora brasileira Iza, que dubla Nala na versão nacional, também esteve no evento e fotografou ao lado de Jenkins e do elenco. Um momento marcante foi o encontro de Iza com Beyoncé, reforçando a conexão global do projeto.
Antes disso, em novembro, a Disney anunciou a volta de Iza à franquia por meio de um vídeo emocionante em que a artista conversa com sua filha ainda na barriga, mostrando a relação especial com a personagem Nala. Ícaro Silva, que dubla Simba, também participou da campanha, discutindo temas de coragem e superação presentes no filme.
Produtos licenciados e collab com a Denzedeiro
As ações da Disney para promover Mufasa: O Rei Leão seguiram seu curso e, no dia 15 de dezembro, em São Paulo, a empresa reuniu mais de 100 jornalistas e influenciadores em um evento, no qual a Disney exibiu um showroom de novos produtos inspirados no filme, criados por marcas como Riachuelo, Funko, Fun e Rommanel.
Além desses lançamentos, a franquia conta com um amplo catálogo de itens disponíveis em lojas físicas e digitais como Amazon e Mercado Livre.
E a fim de celebrar a estética africana do filme, a Disney convidou a marca baiana Dendezeiro para desenvolver uma coleção exclusiva composta por oito looks únicos.
As peças, inspiradas em personagens e elementos de Mufasa: O Rei Leão, combinam tons terrosos, amarelos vibrantes e texturas naturais, em uma fusão artística entre o universo Disney e a cultura nordestina.
Embora não estejam à venda, as peças refletem a conexão entre o storytelling da Disney e o design autoral brasileiro, trazendo uma dimensão criativa à campanha.