A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola na região Nordeste conheçe muito bem a influência econômica e cultural das festividades regionais do Nordeste do Brasil, e apresenta um resumo de sua participação nos principais eventos festivos locais durante as Festas Juninas, que juntos reuniram aproximadamente 11 milhões de pessoas, em ações assinadas pela agência Dot. Promo.
Durante o ciclo de celebrações juninas de 2024, a Solar marcou presença através das suas marcas em sete estados e participou de 14 festividades regionais do Nordeste em 13 cidades. Nas regiões nordestinas onde as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio são vitais para a preservação cultural e funcionam como impulsionadores econômicos, a empresa atuou nos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
“A Solar carrega o propósito de transformar a sociedade e impulsionar impactos positivos, nessa perspectiva. Temos um histórico consolidado de fomento a grandes eventos que colaboram para uma injeção financeira de renda para diversas famílias, geram empregos, estimulam o turismo, e ainda aquecem o setor de serviço, e economia como um todo. Apostamos nas festividades regionais do Nordeste, pois sabemos que são manifestações culturais representativas para as regiões e comunidades onde estamos inseridos, e são um momento que conseguimos nos conectar com nossos consumidores por meio das nossas marcas, criando identificação com um público vasto”, ressalta Natasha Castro, Gerente de Conexão e Experiências da Solar Coca-Cola.
Neste ano, Kuat e Coca-Cola ampliaram sua presença, reforçando o apoio às tradicionais festividades regionais do Nordeste em Caruaru (PE), Campina Grande e Patos (PB), Maracanaú, Fortaleza e Eusébio (CE), além do encontro nacional de Folguedos em Teresina (PI).
A Coca-Cola também é patrocinadora das festividades de Mossoró Cidade Junina (RN) e das celebrações em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Completando as marcas que atuaram no Nordeste, Guaraná Jesus patrocinou eventos no Maranhão, seu estado de origem. Na região Norte, além da Coca-Cola, o guaraná Tuchaua apoiou festas em Belém (PA) e o renomado Festival Folclórico de Parintins (AM).
Sustentabilidade ambiental e econômica
Além das grandes ativações das marcas, que decoraram e deram vida aos espaços dos eventos juninos e áreas de alimentação nas principais festividades regionais do Nordeste, a engarrafadora reforçou seu apoio aos Pontos de Venda parceiros, fornecendo enxovais temáticos de São João. Essa ação beneficiou desde grandes estabelecimentos até vendedores ambulantes, criando um impacto visual e econômico que transformou cidades inteiras durante as festividades.
Em Caruaru, onde foram esperadas cerca de 3 milhões de pessoas para as festividades da cidade, a prefeitura estimou um retorno econômico de R$ 650 milhões, com a geração de 15 mil postos de trabalho temporários. Para ampliar ainda mais esse impacto socioeconômico, a Solar promoveu o Recicla Solar pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, duas centrais de triagem operaram, beneficiando 150 catadores com mais de 6 mil litros de bebidas, além de distribuir 300 cestas básicas e mais de mil itens de equipamentos de proteção individual, como luvas, coletes e bolsas de coleta.
“Para a Solar, Caruaru é um símbolo no Nordeste das ações de impacto socioeconômico, e de fomento à reciclagem, que a empresa vem desenvolvendo em todo seu território. Com o Recicla, contribuímos com o viés da economia circular, aumentando a reciclabilidade dos resíduos gerados pelo evento e apoiando os profissionais da reciclagem com melhores condições de trabalho, renda mais justa e digna, valorizando esses agentes fundamentais para a sustentabilidade”, detalha Natasha.
O Recicla impulsiona a cadeia de reciclagem através de cooperativas, onde a empresa estimula a compra de PET e oferece um preço justo pelo material, incentivando assim o recolhimento adequado desses resíduos. Esta iniciativa, que já recolheu mais de 23 mil toneladas de resíduos ao longo de três anos, também registra a coleta de mais de 80 toneladas de materiais em grandes eventos, contribuindo para a neutralização de 37 mil kg de CO2.
Fotos: Divulgação/ Dot. Promo